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dc.contributor.authorCamacho, Tatiana Silveirapt_BR
dc.contributor.otherCavalieri, Marco Antonio Ribaspt_BR
dc.contributor.otherPessali, Huascar Fialho, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.date.accessioned2012-02-03T16:45:01Z
dc.date.available2012-02-03T16:45:01Z
dc.date.issued2012-02-03
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/25940
dc.description.abstractResumo: O objetivo do presente trabalho consiste em analisar criticamente a literatura que trata dos processos de transferência de políticas públicas entre países, em especial os modelos heurísticos do policy transfer e do lesson drawing. Estas teorias auxiliam os pesquisadores a construir importantes questionamentos, para compreender aspectos relevantes da transferência. Mas o ambiente multiorganizacional na qual ocorre o processo de transferência, e a natureza multidisciplinar deste campo de estudo, leva a necessidade de ampliar o escopo da análise. Para realizar este intento, teorias institucionais complementam o debate, especificamente os conceitos de instituições, racionalidade limitada, idéias, o aprendizado e o path dependence. Apesar da literatura escassa, foi feito um estudo acerca da transferência do Bolsa Escola brasileiro para o Equador. Foi possível verificar a aderência das teorias debatidas nos primeiros capítulos, com a análise dos agentes principais, o contexto em que aconteceu a transferência, e o resultado do processo que gerou o programa equatoriano Beca Escolar. Com as características principais destacadas, do caso ilustrativo, é desenvolvido uma análise que realce os pontos relevantes do policy transfer, do lesson drawing, e as teorias institucionalistas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEducação - Politicas publicaspt_BR
dc.subjectPoliticas publicas - Modelos - Brasilpt_BR
dc.subjectEducação - Politicas publicas - Equadorpt_BR
dc.titleTeorias de transferência de políticas públicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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