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    Ariano Suassuna e o Fausto em cena : uma travessia nos jardins do diabo

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    Dissert FINAL.pdf (1.009Mb)
    Data
    2010
    Autor
    Salazar, Jussara Farias de Mattos
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Um livro abre-se para outros livros. Um livro reescreve-se com a voz e a mão do tempo. Escrever é acolher a infinita possibilidade existente no espaço da condição criativa entre aquele que escreve e o que lê, partes intimamente integradas à dimensão mítica; quando unidas, essas partes fundam a dimensão poética. O presente trabalho propõe a leitura de O Romance D’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta de Ariano Suassuna, a partir do mito fáustico e apreciando algumas obras que circundam o universo desse autor. Para este fim, nos serviremos do Fausto, Uma tragédia – Primeira Parte, de Goethe, como elemento significativo no processo de formação do escritor Ariano Suassuna, também enquanto leitor, sob a dinâmica da recepção criativa. Discute-se aqui o problema do "pacto com o demônio" na tentativa de compreender a obra literária como objeto constituído em um ambiente discursivo em diálogo com outras obras e contextos literários. Buscamos observar que, partindo da tradição estabelecida até o deslocamento empreendido na contemporaneidade, essas obras foram submetidas à ação criativa fundadora de novas ações e escrituras. Por fim, o corpus analisado serve de base à investigação de alguns aspectos éticos, estéticos e culturais entre os diferentes cenários que determinaram uma genealogia fáustica e seu papel, na constituição do Romance D’A Pedra do Reino e o Príncipe do sangue do Vai-e-Volta.
     
    Abstract: A book opens itself to other books. A book rewrites itself with the voice and the hand of time. To write is to welcome the infinite possibility that exists in the creative condition space between the one who writes and the one who reads, parts intimately integrated to the mythical dimension; when united, these parts create poetic dimension. The present work purposes the reading of O Romance D’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta of Ariano Suassuna, from the Faustian myth, appreciating some works that surround the universe of this author. For this purpose, we will use Faust, A Tragedy - First Part of Goethe, as a significant element in the process of evolution of the writer Ariano Suassuna, also as a reader, in the dynamics of the creative reception. We discuss here the problem of the "pact with the devil" in attempt to comprehend the literary work as a constituted object in a discursive environment, in dialogue with other works and literary contexts. We also seek to observe that, from the established tradition and the displacement undertaken until contemporary times, these works were submitted to the creative action, founder of news actions and writings. Lastly, the analyzed corpus serves as a base to the investigation of some ethical, aesthetic and cultural aspects between the different scenarios that determined a Faustian genealogy and its part in the creation of the Romance D’A Pedra do Reino e o Príncipe do sangue do Vai-e-Volta.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/25920
    Collections
    • Teses & Dissertações [10555]

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