Mostrar registro simples

dc.contributor.otherGândara, José Manoel Gonçalvespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.creatorRamos, Simone Eloisa Villanuevapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-01T13:52:02Z
dc.date.available2024-04-01T13:52:02Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25919
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. José Manoel Gandarapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias da Terra, Programa de Pós-Graduaçao em Geografia. Defesa: Curitiba, 14/12/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 184-201pt_BR
dc.description.abstractResumo: Motivada pela carência de estudos sobre dinâmica da hotelaria, a presente tese tem como objetivo analisar a relação entre a evolução histórica e a dinâmica da localização da hotelaria da cidade de Curitiba, no período de 1966 a 2008. Dois momentos da industrialização da cidade foram utilizados como marcos na análise dos dados: criação da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), em 1973; e a instalação das montadoras automobilísticas na região metropolitana de Curitiba, em 1995. As reflexões teóricas baseiam-se, sobretudo, nos modelos de localização de hotéis em destinos urbanos, principalmente o modelo de cidade histórico-turística de Bustenshaw, Bateman e Ashworth (1981), o modelo de cidade turístico-histórica de Ashworth e Tunbridge e o modelo de hierarquia da localização de hotéis de Egan e Nield (2000). Foram aplicadas a abordagem metodológica empírico-analítica e a revisão de literatura/discussão conceitual, e os dados foram obtidos por meio de pesquisa bibliográfica e documental, como também a partir dos Guias 4 Rodas, publicados de 1966 a 2008. Verificou-se que a criação da CIC alterou a característica dos hotéis em seu espaço interno, como, por exemplo, passou a ofertar salas de eventos. No que se refere à instalação das montadoras automobilísticas na região metropolitana de Curitiba, a partir de sua implantação, os hotéis passaram a se dispersar do centro, mais próximos dos seus limítrofes, principalmente em direção ao Bairro Batel e saída para a Cidade Industrial de Curitiba e saída/chegada de Porto Alegre e interior do Paraná e na direção dos bairros Rebouças e Jardim Botânico, onde se localiza a Rodoferroviária, saída/entrada do Sul do Brasil, São José dos Pinhais, onde estão localizadas as montadoras e o aeroporto. Por fim, ao aplicar os modelos de localização espacial de hotéis, observou-se que os hotéis localizados na cidade de Curitiba apresentam distribuição particular, com concentração no CBD (central business district), independentemente da categoria na qual eles foram classificados, formando amálgama de hotéis em Curitiba. A aplicação do modelo de cidade histórico-turística de Bustenshaw, Bateman e Ashworth (1981) foi corroborada pelos hotéis, que ficam próximos ao centro histórico, e pelas vias de acesso. Na aplicação do modelo de cidade turístico-histórica de Ashworth e Tunbridge, a cidade de Curitiba não se encaixa em nenhum dos modelos apresentados pelos autores, sendo então detectado o modelo de cidade turístico-histórica da capital paranaense. Quanto ao modelo de hierarquia da localização de hotéis de Egan e Nield (2000), ele foi refutado, pois os hotéis de Curitiba não seguem uma ordem de localização. E os cinco, quatro, três e duas estrelas se entremeiam, não havendo maior concentração de uma determinada categoria que corrobore o modelo circular defendido pelos autores, ficando evidenciada a particularidade da hotelaria na capital paranaense. Ficou comprovado que a criação da CIC não afetou a localização da hotelaria, enquanto a instalação de montadoras automobilísticas e a mudança nos serviços decorrentes desse advento dispersaram espacialmente a hotelaria curitibana para bairros próximos ao centro, com volume de hotéis localizados próximos aos acessos para a CIC.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Motivated by the lack on studies about the hotel business dynamics, this thesis aims to analyze the relationship between the historical evolution and the dynamics of the hotels localization in Curitiba city, Brazil, from 1966 to 2008. Two of the city industrialization moments were used as salient points in the data analysis, i.e., the establishment of Curitiba industrial city (CIC) in 1973 and the installation of automakers in Curitiba metropolitan region in 1995. The theoretical reflections are based mainly on models of hotels localization in urban destinations, especially the historical and touristic city model by Bustenshaw, Bateman and Ashworth (1981) and hierarchical model for hotels localization by Egan and Nield (2000). The empirical-analytic methodology was applied, as well as the revision of the literature/conceptual discussion. Data were obtained from the literature and documents research, and from the "Guia 4 Rodas" magazine, published from 1966 to 2008. It was verified that the CIC creation changed the hotels features in their internal space, for example, they began offering function rooms, but it was not possible to identify a change in their spatial localization in the city. Since the automakers installation in Curitiba metropolitan area, the hotels began to disperse from the city center to closer of its borders, especially towards the Batel neighborhood, exit to Curitiba industrial city, departure/arrival location from Porto Alegre, form Paraná State inland, and toward the neighborhoods Rebouças and Jardim Botânico, where the rail and bus station is, exit/entry from Brazil southern region, and to the municipality of São José dos Pinhais, where the automakers and the airport are located. Finally, by applying spatial localization models for hotels, we found that the hotels located in Curitiba city have a particular distribution, concentrated in the CBD (central business district), regardless of the category to which they were classified, forming a Hotels amalgam in Curitiba. The application of the historical and touristic city model from Burtenshaw, Bateman, and Ashworth (1981) was corroborated by the hotels close to the historic center and its access roads. When applying the historical and touristic city model from Tunbridge and Ashworth, Curitiba city did not fit into any of the models presented by the authors and then the historical and touristic city model was detected for the capital city of Paraná State. The hierarchical model for the hotels localization from Egan and Nield (2000) was rejected, because the Curitiba hotels do not follow any localization order. The hotels of five, four, three, and two stars are interspersed, with no major concentration of a particular class that supported the circular model advocated by the authors, becoming evident the hotel business particularity in Curitiba. It was proven that the CIC creation did not affect the hotels localization, while the coming of the automakers and the change in services arising from this advent dispersed spatially the Curitiba hotels business to the neighborhoods near the center with a hotels volume located near to the CIC accesses.pt_BR
dc.format.extent205f. : il. [algumas color.],grafs., mapas, tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectIndústria hoteleira - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titleA dinâmica da localização da hotelaria curitibana no período de 1966 a 2008.pt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples