Educação das relações étnico-raciais e estratégias ideológicas no acervo do PNBE 2008 para educação infantil.

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Data
2011Autor
Oliveira, Verediane Cintia de Souza
Metadata
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Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo central analisar as estratégias ideológicas presentes no acervo de 2008 do Programa Nacional Biblioteca da Escola destinada à Educação Infantil. Esse estudo consistiu na observação e análise de estratégias ideológicas contidas no texto e nas imagens de vinte obras de literatura infanto-juvenil enviadas para as escolas públicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental no ano de 2008. O suporte teórico para a identificação de tais estratégias foi dado pela Hermenêutica da Profundidade (HP), sistema interpretativo que permite identificar a presença de relações assimétricas de poder. Organizado em três etapas, a HP permitiu uma compreensão sistemática: na análise sócio-histórica desenvolveu-se um levantamento específico sobre pesquisas que articularam literatura infanto-juvenil e relações raciais; na análise formal ou discursiva foi possível estabelecer as características das amostras analisadas e, por fim, a terceira etapa, chamada de interpretação e reinterpretação dos resultados, possibilitou, aliada às outras duas etapas, a constatação de que existem, ainda que em baixa frequência, representações positivas de alguns personagens negros. Contudo, os personagens brancos, além de continuarem aparecendo mais vezes que os negros nas narrativas, são mais bem (re)tratados. Além disso, a participação constante de brancos na literatura tem servido para o estabelecimento da manutenção do seu grupo como norma social e pressupondo, inclusive, que os leitores presumidos sejam também brancos. Abstract: The current research aimed to analyze the ideological strategies that are present in the 2008 collection of the National Program of School Libraries, for early-childhood education. Twenty child literary works for children sent to public schools of Preschool and Fundamental Education in 2008 were analyzed, and the study consisted on the observation of ideological strategies included in the text and images of these works. The theoretical basis for the identification of such strategies was given by Depth Hermeneutics (DH), the interpretative system that allows identifying the presence of asymmetric power relations. Organized in three steps, DH enabled a systematic comprehension: in the socio-historical analysis a specific review about studies that articulated children‘s literature and racial relations; in the formal or discursive analysis it was possible to establish the characteristics of the sample under analysis and, finally, in the third step, the interpretation and reinterpretation of the results, alongside the two previous stages, the finding that there are positive representations of some black characters, albeit at a low frequency. However, white characters, while still more present than the black ones in the narratives, are portrayed and treated in a better way. Moreover, the continuing involvement of whites in the literature has served to establish the maintenance of the group as a social norm, even assuming that readers are also presumably white.
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