Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOngaro, Vivianept_BR
dc.contributor.otherDalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-24T11:28:00Z
dc.date.available2020-09-24T11:28:00Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25870
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Rosa Maria Cardoso Dalla Rosapt_BR
dc.descriptionAcompanha CDpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/03/2011pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls.121-133pt_BR
dc.description.abstractResumo: As questões educacionais que envolvem medidas socioeducativas e, portanto, meninos e meninas em privação de liberdade, ainda não receberam da academia a necessária atenção. Essa é uma questão social pouco debatida e que está sendo constituída gradativamente como objeto de pesquisa no setor educacional. As medidas socioeducativas, por sua natureza, conferem ao infrator a responsabilidade de assumir e pagar pelos seus atos. Porém, a real finalidade da medida é pedagógica, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Assim como nas escolas ditas normais, os Centros de Socioeducação do Paraná começam a estabelecer uma conexão entre educação e comunicação na busca da construção da cidadania a partir do pressuposto básico do exercício do direito a expressão e o uso da palavra. O projeto com o uso do rádio como ferramenta pedagógica nas unidades de socioeducação, levou a busca e descoberta de novas perspectivas no que se refere a educação numa unidade prisional. Portanto, essa pesquisa teve como o objetivo geral conhecer o contexto escolar do Centro de Socioeducação de Curitiba, considerando a prática de uma educação libertadora através do uso do rádio. O referencial teórico baseou-se em Freire (2008) e Kant (1980) para fazer uma relação entre educação para uma prática libertadora. Canário (2006); Behrens (2005); e Illich (1971) analisando a realidade escolar e propondo uma educação aberta para o mundo. Hall (1997); Forquin (1993); Bourdieu (1998); Fischer (2002); Bacegga (2009) e Jacquinot (2009) estabelecendo um elo entre cultura e educação na Era da Informação. Souza (2003); Saviani (2007); Citelli (2004); Orofino (2005); Sancho (2006) e Porto (2001) para o entendimento da conexão entre mídia, comunicação e educação. Saintout (2006); Morin (1996); Canevacci (2005) e Barbero (2008) na discussão entre a mídia e o universo juvenil. Citelli (2006); Arheim (2005); Meditisch (2005); McLuchan (2005); Consani (2007); Filho (2007); e Soares (2006) com rádio educação e sua importância como ferramenta educacional. E por fim, o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) para compreender o processo da socieducação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Educational issues involving educational measures and, therefore, boys and girls in custody, the academy has not received the necessary attention. This is a social question much debated and is gradually being established as a research subject in the educational sector. The educational measures, by their nature, give the offender to take responsibility and pay for their actions. But the real purpose of the measure is educational, as established by the Child and Adolescent (ECA). As in so-called normal schools, the Centers for social education Paraná begin to establish a connection between education and communication in pursuit of the construction of citizenship from the basic assumption of the exercise of expression and the use of the word. With the use of radio as an educational tool in socio-education unit, led the search and discovery of new perspectives with regard to education in a prison unit. Therefore, this research was to understand the general purpose of the school context of social education center in Curitiba, looking into the possibility of a liberating education through the use of radio. The theoretical framework was based on Freire (2008) and Kant (1980) to make a relationship between education a liberating practice. Canary (2006), Behrens (2005) and Illich (1971) analyzing the reality of school and offering an education open to the world. Hall (1997); Forquin (1993), Bourdieu (1998), Fischer (2002); Bacegga (2009) and Jacquinot (2009) establishing a link between culture and education in the Information Age. Souza (2003); Saviani (2007); Citelli (2004); Orofino (2005); Sancho (2006) and Porto (2001) for understanding the connection between media, communication and education. Saintout (2006), Morin (1996); Canevacci (2005) and Barbero (2008) in the discussion between the media and youth universe. Citelli (2006); Arheimar (2005); Meditisch (2005); McLuchan (2005); Consani (2007), Son (2007) and Smith (2006) with radio education and its importance as an educational tool. And finally, the National Socio-Educational Services (SINASE) to understand the process of socieducação.pt_BR
dc.format.extent156 f. + anexo 1 Cd'Rom : il. [algumas color.]; tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectRadio na educaçãopt_BR
dc.subjectReabilitação de delinquentes juvenispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleRádio-escola como prática de uma educação libertadora : estudo de caso no Centro de Socioeducação de Curitiba.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples