• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016024P0 Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016024P0 Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Estruturas de mercado e estratégias de inovação no segmento de móveis de escritório

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    iaskio_Dissertacao_com_correcoes.pdf (1.712Mb)
    Data
    2011-06-20
    Autor
    Iaskio, Emerson Leonardo Schmidt
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Inovar é a principal forma de se atingir a liderança de algum mercado, desde que não haja barreiras que evitem a entrada de novas empresas, mesmo que estas sejam inovadoras. A inovação permite que uma empresa possa não somente atingir essa liderança, mas também mantê-la. Além disso, a inovação pode permitir que uma empresa se comporte como monopolista para um mercado específico, por determinado período de tempo. A presente dissertação trata das estratégias de inovação adotadas pela indústria de móveis de escritório, assim como estas podem ser adotadas frente à estrutura de mercado. As estratégias de inovação podem ser ofensivas, defensivas, imitativas, dependentes, oportunistas ou tradicionais, segundo a taxonomia de Freeman e Soete, ou baseadas em ciência, intensas em tecnologia ou dominadas pelo fornecedor, segundo a taxonomia adotada por Pavitt. A estrutura de mercado da indústria de móveis é caracterizada pela predominância de micro e equenas empresas, em um mercado onde a única barreira à entrada é o design. Além disso, as exportações reduziram ao longo dos anos, e as importações aumentaram principalmente no que se refere às cadeiras de escritório. A China tem se destacado como o principal mercado fornecedor das cadeiras giratórias consumidas pelos brasileiros. Dado que não há muitas informações a respeito do segmento específico da indústria de móveis de escritório, não é possível determinar com exatidão a estrutura de mercado do segmento. No entanto, pode-se dizer que a mesma está concentrada nas regiões sul e sudeste do Brasil, e que as indústrias de móveis de escritório estão concentradas na região sudeste, mais notadamente o Estado de São Paulo. A Flexiv é uma empresa inovadora, que adota uma estratégia defensiva e dominada pelo fornecedor. Embora tenha um departamento exclusivo de P&D, desenvolva ao menos dois produtos ao ano, envie funcionários do setor estratégico para feiras e congressos, nacionais e internacionais, não possui, em seu quadro, mestres e doutores. Além disso, fontes técnicas não são consideradas muito importantes para a empresa no que se refere à geração de conhecimentos.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/25775
    Collections
    • Dissertações [344]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV