Impacto das instituições de ensino superior no desenvolvimento regional do Município de Cachoeiro de Itapemirim.
Resumo
Resumo: A relação entre a formação do capital humano, Sistema de Educação Superior (Universidades) e o desenvolvimento regional é um debate ainda recente dentro do arcabouço teórico do desenvolvimento econômico, e está amadurecendo, em partes, pelas pesquisas desenvolvidas pela OCDE no âmbito do Programme on Institutional Management in Higher Education (IMHE). No entanto, ainda existem muitas lacunas sobre como estabelecer a integração entre as Universidades e a região, ou seja, como fazer com que o capital humano, formado pelas Universidades, seja capaz de compreender a realidade local e, portanto, desenvolver as habilidades necessárias para ser o dinamizador da construção de um Sistema Regional de Inovação. E dentro dessa perspectiva, o presente trabalho tem o objetivo de encontrar alguns elementos que possam facilitar a compreensão da causa dessa falta de integra ão, e também identificar como essa integração pode se efetivar, procurando responder quais os desafios e tendências da relação entre universidades e desenvolvimento regional. Para tanto, observará como se dá esse processo de maneira empírica através da aplicação da metodologia da OCDE no município de Cachoeiro de Itapemirim. O estudo da interação entre as IES e o desenvolvimento local é importante porque dentro da perspectiva da Economia do Aprendizado a criação e difusão de conhecimento entre as pessoas, empresas, instituições, setor público e outros são os elementos centrais para que haja o desenvolvimento regional competitivo, que seja capaz de superar os gaps tecnológicos, de gestão, e de mercado. Portanto, de acordo com a perspectiva teórica adotada, é a partir da interação entre a unidade produtora e detentora do conhecimento (IES ou Universidades) e a região que é possível realizar a difusão do conhecimento, e tal interação só erá benéfica se a produção do conhecimento estiver em consonância com a realidade local. Abstract: The relationship between human capital formation, System of Higher Education (Universities) and regional development is still a recent debate within the theoretical framework of economic development, and is maturing, in part, by research conducted within the OECD Programme on Institutional Management in Higher Education (IMHE). However, there are still many doubts on how to establish integration between universities and the region, namely, how to make the human capital formed by universities able to understand the local situation and thus develop the skills necessary to be the driver of the construction of a Regional Innovation System. And within this perspective the present work aims to find some elements that might facilitate the understanding of the cause of this lack of integration, and also identify how this integration can take place, trying to answer what challenges and trends exist in the relationship between universities and regional development . For this, it will be necessary to notice how this process takes place in an empirical way by applying the OECD methodology in the municipality of Cachoeiro de Itapemirim. The study of the interaction between HEIs and local development is important because, from the perspective of the Economics of Learning, the creation and diffusion of knowledge among people, enterprises, institutions, public sector and other actors are core elements for competitive regional developing, which is supposed to overcome the technology, management, and market gaps. Therefore, according to the theoretical approach adopted, is based on the interaction between the producer and holder units of knowledge (universities r EIs) and its region that the diffusion of knowledge is made possible, and such interaction is only beneficial if the production of knowledge is in line with local realities.
Collections
- Teses & Dissertações [10563]