Do mito a realidade : um olhar sobre a Antártica através dos signos e representações
Resumo
Resumo: A curiosidade sempre foi um mecanismo da qual o homem utiliza para a conquista de novos espaços geográficos, assim como o de conhecer e superar desafios, o que leva a elaboração de teorias e a criação de símbolos. A Antártica sempre ocupou este universo de curiosidades, desde Pitágoras e Ptolomeu que descreviam em suas representações a "Terra Australis Nodum Cognita". Muitas expedições depois se seguiram, criadas a partir de um leque de mitos, signos, representações, descrições e ideais sobre um continente misterioso e fascinante em suas peculariedades na fauna e flora. Através de respostas obtidas pela aplicação de um questionário distribuído para um universo de pessoas nas ruas e em organizações ligadas as atividades Antárticas, no que se refere ao conhecimento da fauna, flora, do conhecimento sobre a proteção ambiental e a sensibilidade na análise sobre a
Antártica. As respostas foram diversificadas ligadas ou não com a imagem da região, uma terra limpa, totalmente livre de poluição, a dificuldade ou o inacessível ao penetrar em direção a porção central até por conta do clima rigoroso, além de ser o último santuário da vida selvagem da Terra. Contudo, estas definições sobre a vida selvagem, são idéias apresentadas por desenhos animados e programas de televisão, que fixam imagens e linguagens a população, construindo um conhecimento errôneo que a região Antártica não possui somente pingüins, mas também iglus, esquimós e até ursos polares. Estas afirmativas foram obtidas na pesquisa de campo, inclusive em um país com uma longa tradição nas atividades Antárticas e defende a sua territorialidade, enquanto outro possui uma postura não territorialista e com uma tradição Antártica relativamente curta. Esta visão dúbia prevalece não somente como um neo-mito, mas também como o resultado de uma integração dos elementos naturais do ártico com os antárticos, dirigido pela influência da mídia e da instrução formal nas escolas, ou em apresentações científicas. A educação ambiental parece ser uma necessidade de informar as mais diversas populações mundiais, conscientizando em relação a fauna e a flora Antártica e a sensibilização das gerações atuais e futuras sobre a necessidade da conservação e à proteção da região Antártica. Abstrat: Curiosity has driven mankind to the conquest of new geographical spaces and in the
need to overcome barriers. This helped the construction of theories, and the creation of symbols. The Antarctic has always occupied a whole universe of curiosities to be tested, even since Pitagoras and Ptolomeus that described a "Terra Australis Nodum Cognita". Later expedition’s reports created a series of myths, signs, representations, descriptions and ideals about this mysterious and fascinating continent and about its peculiar fauna and flora. Through the answers to a questionnaire distributed randomly to people in the streets, and in organizations connected to Antarctic activities, knowledge about fauna, flora, the need for environmental protection, and the feelings about the Antarctic were tested. Answers have shown that the image of the Antarctic is that of a pristine land, totally free from pollution, difficult or impossible to be penetrated due to a very cold climate, and that it is the last sanctuary of wilderness of the Earth. However, when it comes to define this wilderness, the ideas come mostly from cartoons and TV movies. These fix images in people’s minds such as the presence not only of penguins, but also of igloos and Eskimos and of polar bears in the Antarctic. Surprisingly this happened both, in a country with a long tradition of Antarctic activities and an "Antarctic territory" as well as in a country with non-territorial posture and a relatively short Antarctic tradition. This dubious vision prevails not only as a neomyth, but also as the result of an integration of natural elements of the Arctic with those of the Antarctica, driven by the influence of the media and a too week influence of formal education in schools, or informative scientific presentations. Environmental education seems to be deemly needed to make people aware of the fauna and flora in the Antarctic and to sensibilize present and future generations to the need of conservation and protection of the Antarctic.
Collections
- Teses & Dissertações [10558]