O processo de internacionalização de pequenas e médias empresas de perfumaria, cosméticos e higiene pessoal do estado do Paraná
Resumo
Resumo: O mercado internacional é o destino de grande parte das empresas de todos os segmentos industriais. Para se lançar neste mercado as empresas precisam estar preparadas. Cada vez mais empresas de pequeno e médio porte se aventuram no mercado mundial, competindo com grandes empresas multinacionais nos mais variados setores. Tem sido assim no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, pequenas e médias empresas brasileiras estão no mercado mundial competindo com as “gigantes” americanas, francesas e japonesas. E muitas têm obtido sucesso nessa empreitada. Este trabalho busca analisar a inserção de pequenas e médias empresas de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do Estado do Paraná no mercado internacional. Para isso, são identificadas as aracterísticas do comércio internacional e os condicionantes da inserção internacional de empresas; o perfil das empresas de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do Paraná, quanto à sua localização, porte (tamanho das firmas e número de empregos), produção e vendas; analisa-se o desempenho das empresas paranaenses do setor no comércio internacional, através do índice de comércio intraindústrias e identificam-se as principais ferramentas existentes no Brasil que contribuem para que pequenas e médias empresas consigam se inserir no mercado global.
Collections
- Dissertações [344]