• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016024P0 Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016024P0 Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O processo de internacionalização de pequenas e médias empresas de perfumaria, cosméticos e higiene pessoal do estado do Paraná

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    maria cecilia Flores Cordeiro 1- Dissertacao de Mestrado.pdf (2.149Mb)
    Data
    2011-06-15
    Autor
    Cordeiro, Maria Cecilia Flores
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O mercado internacional é o destino de grande parte das empresas de todos os segmentos industriais. Para se lançar neste mercado as empresas precisam estar preparadas. Cada vez mais empresas de pequeno e médio porte se aventuram no mercado mundial, competindo com grandes empresas multinacionais nos mais variados setores. Tem sido assim no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, pequenas e médias empresas brasileiras estão no mercado mundial competindo com as “gigantes” americanas, francesas e japonesas. E muitas têm obtido sucesso nessa empreitada. Este trabalho busca analisar a inserção de pequenas e médias empresas de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do Estado do Paraná no mercado internacional. Para isso, são identificadas as aracterísticas do comércio internacional e os condicionantes da inserção internacional de empresas; o perfil das empresas de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do Paraná, quanto à sua localização, porte (tamanho das firmas e número de empregos), produção e vendas; analisa-se o desempenho das empresas paranaenses do setor no comércio internacional, através do índice de comércio intraindústrias e identificam-se as principais ferramentas existentes no Brasil que contribuem para que pequenas e médias empresas consigam se inserir no mercado global.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/25641
    Collections
    • Dissertações [344]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV