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dc.contributor.authorKajevski Junior, Otávio Luizpt_BR
dc.contributor.otherValentim, Marco Antonio, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.date.accessioned2020-05-29T21:31:04Z
dc.date.available2020-05-29T21:31:04Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25500
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marco Antonio Valentimpt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Filosofia. Defesa: Curitiba, 11/02/2011pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçao: História da filosofia moderna e contemporâneapt_BR
dc.description.abstractResumo: O tema da dissertação é a distinção, bem como a relação, entre idéia e coisa em Descartes. Como o expediente para uma relação deste tipo é, desde a prova da existência de Deus, o conceito cartesiano de realidade objetiva da idéia, é com este conceito que começamos, tendo como pano de fundo sua distinção em relação à substância pensante, isto é, mais precisamente, em relação à realidade formal da idéia. Uma vez considerada esta questão à luz da distinção de razão e da distinção real, passamos à análise das idéias materialmente falsas, cuja realidade objetiva é problemática. Esta análise é feita tanto na prova da existência dos corpos quanto na resposta cartesiana às críticas de Arnauld. Por fim, interpretamos a realidade objetiva com base na realidade formal da coisa, levando em consideração a causalidade, por um lado, e a diferença entre as idéias, por outro. Assim, observamos que a realidade formal da coisa cumpre o papel de princípio de diferença da realidade objetiva, de modo a afastar uma regressão ao infinito entre as idéias, gerada pelo princípio de causalidade. Desta maneira, valendo-nos da noção de causa formal, concluímos que a distinção entre idéia e coisa é uma distinção de razão. Dado que isto parece se aplicar apenas às idéias de coisas, consideramos ainda as idéias fictícias, as quais são idéias de idéias.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The dissertation.s subject is the distinction, as well as the relationship, between idea and thing in Descartes. As the pretext for such a relationship is, since the proof of God's existence, Descartes' concept of objective reality of idea, we start with this concept, having as background its distinction in relation to the thinking substance, that is, more precisely, to the formal reality of idea. Once considered this question in light of the distinction of reason and the real distinction, we pass to analysis of materially false ideas, whose objective reality is problematic. This analysis is done both in the proof of bodies. existence and in Cartesian answers to Arnauld.s criticisms. Finally, we interpret the objective reality on the basis of formal reality of thing, taking into account the causality on the one hand, and the difference between ideas, on the other. Thus, we observe that the formal reality of thing plays the role of principle of difference of objective reality, so as to remove an infinite regression between ideas, generated by the principle of causality. Accordingly, availing ourselves of the notion of formal cause, we conclude that the distinction between idea and thing is a distinction of reason. Since this seems to apply only to ideas of things, we still consider fictive ideas, which ones are ideas of ideas.pt_BR
dc.format.extent72f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleAs ideias tomadas "formalmente" : realidade objetiva e falsidade material em Descartespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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