• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Bildbeschreibung e a cena contemporânea : aspectos da dramaturgia tardia de Heiner Müller

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    LARANJA_BILDBESCHREIBUNG.pdf (1.256Mb)
    Data
    2009
    Autor
    Laranja, Gustavo Rosas Augusto
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar aspectos da dramaturgia tardia de Heiner Müller, com foco em um texto específico: "Descrição de Imagem" [Bildbeschreibung]. A análise será feita à luz do conceito de "cena contemporânea", tal qual proposto pelo encenador e teórico brasileiro Renato Cohen. Na definição do conceito, segue-se um critério programático e não puramente cronológico. Do ponto de vista metodológico, Inicialmente, busca-se definir a cena contemporânea a partir de uma avaliação da bibliografia pertinente. Além do trabalho teórico de Cohen, a reflexão de outros estudiosos e artistas, como Umberto Eco e John Cage, será útil nesse processo. Em seguida, um exame da colaboração entre Heiner Müller e o encenador norteamericano Robert Wilson procura apontar afinidades entre a produção tardia do dramaturgo alemão e o conjunto de princípios e procedimentos composicionais que a c amada cena contemporânea prevê. Na análise, desempenham um papel central as noções de justaposição, de não redundância e de simultaneísmo. Por fim, o trabalho busca oferecer uma leitura de "Descrição de Imagem", obra representativa da dramaturgia tardia do autor alemão. Complementam o estudo um excurso a respeito de duas encenações do texto, produzidas no Brasil, e entrevistas realizadas com Paulo Goya e Lenerson Polonini, os encenadores responsáveis pelas montagens.
     
    Abstract: The main goal of this study is to offer an analysis of Heiner Müller’s late dramaturgy, with an emphasis on a specific work – "Explosion of a Memory" [Bildbeschreibung]. The analysis will be carried out in the light of the concept of the "contemporary stage", advanced by the Brazilian stage director and theoretician Renato Cohen. In defining the concept, a programmatic rather than purely chronological criterion is followed. From the methodological standpoint, firstly an attempt is carried out to de ine the concept based on an evaluation of the relevant bibliography. In addition to the theoretical work of Cohen, the reflections of other scholars and artists, such as Umberto Eco and John Cage, will be useful in the process. Next, an examination of the collaboration between Heiner Müller and Robert Wilson aims at pointing out the affinities between the late works of the German playwright and compositional principles and processes that the concept of the contemporary stage entails. In the analysis, notions such as juxtaposition, non-redundancy, and simultaneity play a key role. Lastly, the study offers a reading of "Explosion of a Memory", a work characteristic of the German playwright’s last phase. An excursus discussing two Brazilian productions of the work complements the study, followed by the transcription of interviews conducted with Paulo Goya and Lenerson Polonini, the directors responsible for the productions.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/25427
    Collections
    • Teses & Dissertações [10510]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV