Programa Eureka : limites e possibilidades de um projeto de educomunicação
Resumo
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de estudo o Programa Eureka - sua descrição pormenorizada, a implantação do projeto e as relações com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), na organização de materiais didáticos e na participação dos estudantes das escolas públicas de Curitiba, os limites e as possibilidades de um projeto de Educomunicação. O estudo se propôs a buscar elementos resultantes desse espaço na televisão pública do Paraná e sua contribuição no apoio à escolarização específica para o acesso ao ensino superior. Para a verificação dessas características e das respectivas mediações, tomaram-se como referência a definição de Educomunicação (SOARES, 1999), as autoras (BACEGGA, 2003) e (FISCHER, 2003) que desenvolvem análise criteriosa das funções da televisão em sintonia com a educação e nesse contexto, o papel do docente como agente usuário dessa tecnologia. O conceito de democratização do acesso ao ensino superior se apóia em (MICHELOTTO, 2010). Inerente a odo esse ontexto, Programa Eureka possui uma programação educativa que utiliza a relaçãocomunicacional como instrumento para a divulgação de informações relativas aos concursos vestibulares, bem como relacionadas ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para se comprovar a abrangência do programa televisivo, foram implementados mecanismos aferidores da eficácia e das dificuldades desse projeto educacional na comunicação. Para isso, num primeiro momento averiguou-se por meio de uma pesquisa ampla, aplicada a todas as escolas públicas de Curitiba, 106 escolas da rede pública de ensino, com a participação direta de 3.007 alunos, ou seja, 92,67% confirmaram saber da existência do programa televisivo. Por sua vez, 70,83% dos investigados pela pesquisa, solicitaram o apoio do projeto para a consecução do seu intento na preparação para o ensino superior. Num segundo momento realizou-se a pesquisa restrita que envolveu cinco sujeitos estudantes. Esses sujeitos acompanharam os programas de televisão e elataram as suas impressões acerca do programa. Num terceiro momento investigou-se a receptividade do programa Eureka por intermédio das mensagens eletrônicas, 121 delas, recebidas pela produção do programa no encaminhamento das mesmas pela SEED, sendo lidas e analisadas na presente pesquisa. Foi a contribuição final para a reflexão sobre o que pesquisa intentou e a consequente conclusão sobre a
receptividade desse programa, sua eficácia e eficiência no que se propõe como instrumento de apoio aos concluintes do Ensino Médio e aos egressos dessa modalidade de ensino. Abstract: The present research has as subject the television show Eureka - its detailed description, the implantation of the project and its connection with Paraná Department of Education (Secretaria da Educação do Paraná) (SEED), the organization of textbooks and the participation of students from Curitiba public schools, the limits and possibilities of an Educommunication project . The study had as goal the search for resulting elements from the activities performed in Paraná public television and its contribution supporting the specific preparation aiming the access to university. The verification of those characteristics and the espective mediation had as reference the definition of Educommunication (SOARES, 1999), the authors (BACEGGA, 2003) and (FISHER, 2003) who develop a precise analysis of television functions tuned to education in that context, the role of the teacher as user agent of that technology. The concept of democratization of access to the university has as reference (MICHELOTTO, 2010). Inherent to all that context, the show Eureka provides an educative schedule that uses the communicative ways as means of releasing information related to contests(vestibulares) for the entrance in universities(Superior Teaching), and the High School National Exam (Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM). For the purpose of proving the wideness of range of the television show, mechanisms for measuring the efficiency and difficulties of this educational project in communication were implanted. For reaching that goal, in a first moment, it was verified through a wide survey, in all Curitiba public schools, 106 schools of the public network, having the direct participation of 3007 students, corresponding to 92,6% of the students who confirmed to be aware of the existence of the television show. 70,83% of the surveyed, requested support in the preparation for the entrance in the university. In a second moment, it was made a restricted survey which involved five student subjects. These subjects watched the television show and reported their impressions. In a third moment it was studied the receptiveness of the show through electronic messages, 121 of them, received by the production of the show after being addressed by SEED. The messages were read and analyzed in the present research. It was the final contribution for the reflection about the goal the research intended and the consequent conclusion on the receptiveness of this show, its effectiveness and effiency on what is proposed as support instrument to high school graduates and to the egress from that modality of tea hing.
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- Teses & Dissertações [10016]