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dc.contributor.advisorBerger, Ricardopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestalpt_BR
dc.creatorPereira Neto, Silvio Diaspt_BR
dc.date.accessioned2022-11-04T18:18:32Z
dc.date.available2022-11-04T18:18:32Z
dc.date.issued1995pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25222
dc.descriptionOrientador: Ricardo Bergerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Agrariaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Economia e política florestalpt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo teve como objetivo realizar uma análise econômica para determinar a densidade ótima de estradas florestais e o tamanho ideal do talhão, nas áreas de produção de Eucalyptus. A otimização foi obtida para as estradas secundárias, também conhecidas como estradas de acesso, vicinais ou carreadores, em relação à área de plantio, considerando o método de extração e a classe do relevo. A análise foi realizada verificando-se o menor valor do custo total que representa a soma dos custos de construção e manutenção de estradas, custo de perda de área de produção e custo de extração florestal. Obteve-se um intervalo de otimização da densidade, considerando uma variação no custo total de até 5 "/. do custo mínimo. 0 tamanho ideal do talhão foi estimado de acordo com a otimização da densidade de estradas e a distância entre aceiros ou divisoras de talhão. Os dados utilizados nos cálculos foram coletados em empresas florestais, literaturas especializadas e revendedoras de máquinas e caminhões. Os resultados foram obtidos para extração com caminhão, trator autocarregáve1, forwarder e trator com guincho (arraste), conforme suas condições de uso. Para o baldeio, o intervalo de otimização, no relevo plano a suave ondulado, variou de 5 m/ha a 21 m/ha e o custo total mínimo de US$ 1,81/m3 a US$ 2,28/m3; no relevo ondulado, variou de 11 m/ha a 32 m/ha e o custo mínimo de US$ 2,57/m3 a US$ 2,63/m ; no relevo forte ondulado, a otimização variou de 13 m/ha a 37 m/ha e o custo de US$ 2,90/m3 a US$ 3,08/m3. Para o arraste, o intervalo variou de 88 a 96 m/ha no relevo forte ondulado e de 100 a 109 m/ha no relevo montanhoso;7 o custo total mínimo foi de US$ 4,49/m no relevo forte ondulado e US$ 4,71/m no montanhoso. De acordo com as condições predominantes no país, a otimização da densidade de estradas pode gerar uma economia anual de US$ 0,37/m3 a US$ 0,95/m3, ou seja, representa um potencial de economia de US$ 24 milhões a US$ 61 milhões, por ano, para o setor de produção de Eucalyptus.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study had as its main purpose out an economic analysis to determine the optimum forest road density and the ideal size of the stand, in the areas of Eucalyptus production. The optimization was obtained for the secondary roads, also know as access roads, related to the planting area, considering the logging method and the terrain declivity. The analysis was achieved checking the lower worth of the total cost that represents the amount of the costs for the construction and the maintenance of roads, the cost of production area loss and the cost of logging. An interval in the density optimization was obtained, considering a variation in the total cost up to 5 7. of the minimum cost. The ideal size of stand was estimated according to the density optimization of roads. The data used in the calculations were collected in forest enterprises, specialized literatures and machines and trucks companies. The results were obtained for the logging with truck, forwarders and tractor with winch, according to their use conditions. For the truck and forwarders, the optimization interval, on the terrain declivity between 0 and 8 7., alternated from 5 m/ha to 21 m/ha and the minimum total cost from US$ 1.81/m3 to US$ 2.28/m3; on the terrain declivity between 8 7. and 20 7., it alternated form 11 m/ha to 32 m/ha and the minimum cost from US$ 2.57/m3 to US$ 2.63/m3; on the terrain declivity between 20 7. and 45 7., the optimization alternated from 13 m/ha to 37 m/ha and the cost from US$ 2.90/m3 to US$ 3.08/m3. For the tractor with winch, on the terrain declivity between 20 7. and 45 7., the ' interval alternated from T8 8 m/ha to 96 m/ha and the minimum total cost was US$ 4.49/m ; on the terrain declivity between 45 7. and 75 7., the interval alternated from 100 m/ha to 109 m/ha and the minimum total cost was US$ 4.71/m . According to the predominant conditions in the Brazil, the density optimization of roads can produce an annual economy from US$ 0.37/m3 to US$ 0.95/m3, it represents that the sector of Eucalyptus production in the country can save 24 to 61 million dol1ars a year.pt_BR
dc.format.extent133f. : grafs., tabs. ; 28 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEstradas florestais - Iretama (PR)pt_BR
dc.subjectMadeira - Transporte - Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleAnalise economica da densidade de estradas nas areas de produção de Eucalyptuspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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