As forças da gestão do design nos níveis estratétigo, tático e operacional : um estudo de caso na Electrolux do Brasil S.A
Resumo
Resumo: O design é uma ferramenta estratégica que através de uma gestão adequada, transforma-se em forças competitivas para a organização, capazes de gerar valor. Mozota (2003) identificou três delas: a força diferenciadora; a força coordenadora e a força transformadora. Este trabalho se constitui em uma investigação no campo da gestão do design, com respeito às suas forças e em relação aos seus níveis de inserção na organização: o estratégico, o funcional e o operacional. Para tal foi realizada uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso, objetivando descrever as práticas da gestão do design capazes de gerar forças. O levantamento para o estudo de casos foi realizado na empresa Electrolux do Brasil, através de pesquisa documental; entrevistas com o gerente do Centro de Design Industrial – CDI; gerente de design, diretor de desenvolvimento de produto e qualidade e com o exdiretor técnico da Refrigeração Paraná. Além disso, foi aplicado um questionário aos designers e outros técnicos de áreas que fazem interface com a de design. Para ter um melhor controle sobre os dados foi criado um banco de dados para armazenar e organizar os dados oriundos dos documentos. Através do processamento das informações, os documentos cadastrados podem ser identificados por assunto e localizados tanto digitalmente como fisicamente. O design foi inserido na REFRIPAR como uma ferramenta estratégica, com a missão de recuperar e aumentar a participação de mercado daquela empresa. Durante os nove anos seguintes, enfrentou resistências, cooperou com a melhoria da qualidade dos produtos e com o crescimento da participação da empresa no mercado. Ao final deste período a empresa decide por ouvir seu consumidor durante as diversas fases do desenvolvimento do produto; nesta relação o design tem papel principal, transformando os quereres do consumidor em produto. Nos dois períodos as práticas da gestão de design se dão, em sua grande maioria, a nível operacional e a nível tático. Além disso, é possível afirmar que quando atua no nível operacional a força gerada com mais intensidade é a força diferenciadora e no nível tático a força que mais sobressai é a coordenadora. A gestão de design, através de suas forças, diminuiu a incerteza embutida no lançamento de um novo produto; tornou os produtos mais competitivos, mudou a visibilidade da empresa sobre o mercado e vice-versa além de ajudar a sustentar a sua estratégia, ao longo do tempo. Abstract: Design is a strategic tool and when it’s managed properly, it becomes a competitive strength to the organization, capable of generating value. Mozota’s (2003) identified three of them: the differentiating power; the coordinating power and transforming power. This work constitutes itself as an investigation in the field of design management with respect to it powers and the levels design is included in the organization: the strategic, functional and operational one. The investigation’s began with a literature search that supported the case study which the objective was to describe the design management practices in relation to the competitive powers it can create into the organization. The survey for the case study was conducted in Electrolux company in Brazil, through desk research; interviews with the manager of the Center for Industrial Design - CDI; design manager, the product development and quality director and the former technical director of Refrigeration Paraná. Furthermore, a questionnaire was applied to designers and other experts of the areas that interface with the design department. To have a better control over data, a database was created. As a result, the documents registered can be identified by subject and can be located both digitally and physically, as well as any product information. The design in REFRIPAR was inserted as a strategic tool aiming to restore and to increase the company’s market share. During the next nine years, it has faced resistance, cooperated to the improvement of product quality and to the growth of the company's participation in the market. Thereafter the company decides to hear its customer through the various stages of product development. In this relationship design management has a main role, transforming the consumer's wish in products. During these two periods the design management practices were concentrated on the operational and tactical levels. Moreover, it is possible stating that while acting at the operational level, the most generated power is the differentiating one and in the tactical level the coordinating one. The management of design, through their forces, reduced the uncertainty built into the launch of a new product, made the products more competitive, changed the enterprise visibility on the market and vice versa as well as helped to sustain the organization strategy over time.
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