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    De órfãos da gripe a trabalhadores : o asilo São Luiz de Curitiba, 1918-1937

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    Dissertacao - Asilo Sao Luiz.pdf (1.526Mb)
    Data
    2010
    Autor
    Silva, Silvana Cristina Hohmann Prestes da
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Esta dissertação analisa o processo de criação do Asilo São Luiz de Curitiba (Paraná) e a implementação de suas atividades relacionadas a educação para o trabalho, entre os anos de 1918 e 1937. No Brasil, instituições assistenciais e escolares destinadas a crianças órfãs e/ou abandonadas e a recuperar menores delinquentes utilizaram o trabalho, como forma de educação social e moral, pelo menos desde o final do século XIX. Em Curitiba, desde os últimos anos do Oitocentos, mudanças sociais transformavam a sociedade, mudanças que resultavam de um incipiente crescimento fabril e da expansão comercial, proporcionados e impulsionados pela exploração da erva-mate e da madeira. Mas, com o crescimento urbano, que se acentuou nos primeiros anos do século XX, aumentaram também os problemas, entre eles o grande número de menores que vagavam pelas ruas da Capital do Estado. Discussões sobre o menor, que já ocorriam em outras cidades brasileiras, tornaram-se frequentes entre diferentes parcelas da população curitibana. Neste período um acontecimento reforçou a atenção com essas crianças e jovens: a epidemia de gripe espanhola. A epidemia, que ocorreu entre outubro e dezembro de 1918, vitimou muitos homens e mulheres jovens que deixaram vários filhos órfãos, muitos dos quais não tinham quem os acolhesse. A organização do Asilo São Luiz insere-se neste contexto. Fundado oficialmente em Curitiba dia 21 de junho de 1919, o Asilo, que se destinava a amparar os órfãos da gripe epidêmica do sexo masculino, foi organizado pelas Irmãs de São José, religiosas que se dedicavam a educar e a atender enfermos e desamparados. Em poucos meses outros menores, não apenas os órfãos da gripe espanhola, foram admitidos na instituição, que proporcionaria aos asilados educação primária e cursos profissionais, como os de carpintaria, sapataria e alfaiataria. Era preciso transformar crianças e jovens, que pareciam condenados, em respeitáveis cidadãos-trabalhadores.
     
    Abstract: This paper analyses the foundation process of Asilo São Luiz de Curitiba (Parana, Brazil) and its activities implementation related to work education from 1918 through 1937. Since the end of the 20th century, at least, assistential and educational institutions in Brazil, dedicated to orphans and/or forsaken children, and to recover delinquents used the act as an instrument for social and moral education. In Curitiba, since the end of the 19th century, social changes were transforming society, and these changes were a result from incipient textile raising and commercial expansion provided and established by erva-mate (Mate Tea) and wood exploitation. Nevertheless, along with the urban expansion that raised in the beginning of the 20th century the problems also were enhanced; the great amount of minors walking on the street of Curitiba, Capital of Parana State, is one of these problems. Minor’s debates, a reality in other Brazilian cities, became frequent among different groups of Curitiba's population. At this time occurred an event to reinforce the attention to these children and young adults: the Spanish Flu. This epidemic, in 1918, from October to December, victimized many young men and women leaving several orphan children, and many of them had no one to offer housing. In this context, comes Asilo São Luiz. It was officially founded in Curitiba on June 21, 1919, and aimed to give comfort to the male orphans of epidemic influenza. The Sisters of São Jose, a group of religious women dedicated to education and to give care to sick and forsaken people, organized the Asilo. In a few months, other minors, and not only the Spanish Flu orphans, were enrolled in the Institution which would give to the inmates of the Asilo a primary education and professional courses, such as carpentry, shoemaking, and tailoring. It urged to transform these children and young adults, who seemed to be condemned, into respectable workers-citizens.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/24946
    Collections
    • Teses & Dissertações [10802]

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