Impactos da política educacional do Município de Curitiba - PR sobre a melhoria do IDEB dos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
Resumo: A educação brasileira vem, nas últimas décadas, efetivando a democratização do acesso, permanência e conclusão, porém tal avanço não tem sido acompanhado pelo que constitui a essência da escola: ensinar e ensinar bem a todos e todas. Nesse sentido, a criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) representa um marco na política educacional do país. Dada a característica indutora, própria dos mecanismos de avaliação externos, essa dissertação busca flagrar as ações da política educacional do município de Curitiba, capital do Estado do Paraná, que potencializaram a melhoria do IDEB do município para os anos iniciais do Ensino Fundamental, o qual passou de 4,7 em 2005 para 5,1 em 2007. Essa pesquisa utilizou-se do banco de dados do INEP, referente aos resultados do IDEB de 2005 e 2007 e de dados disponibilizados pelo IPPUC, além de dados do IDH-M recalculados para os bairros de Curitiba. Fazem parte ainda dos dados utilizados para compreender os movimentos da política educacional do município entrevista da representante da Secretaria Municipal de Educação e um banco de dados da própria pesquisa, com informações dos diretores/as e dos nove chefes de núcleos regionais de educação. Esses dados foram correlacionados e comparados ainda com as orientações da Secretaria Municipal de Educação, o que permitiu a visualização de seis flagrantes da ação da política educacional do município constituídas de características para gerar impacto na melhoria do IDEB do município para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Abstract: The Brazilian education in recent decades has been effecting the democratization of access, permanence and conclusion, however, such progress has not been accompanied by what constitutes the essence of the school, teaching and teaching well for everybody. In this sense, the creation of the Index of Basic Education Development (IDEB) represents a milestone in the educational policy of the country Due to the inductive characteristic, proper mechanisms for external evaluation, this thesis aims to find out the actions of educational policy in the city of Curitiba, capital of Parana State, which have worsened the improvement of the municipal IDEB for the early years of elementary school, which went from 4.7 in 2005 to 5.1 in 2007. This research used the INEP database, referring to the results of IDEB 2005 and 2007, and data provided by IPPUC, and data recalculated the HDI-M for the Curitiba's neighborhoods. Still part of the data used to understand the movements of the educational policy of the council, interview of the Educational Municipal Department's representative and a database of their own research, with information from the directors and the nine heads of regional education centers, these data were correlated and compared also with the guidelines of the Educational Municipal Department, which enabled visualization of nine instants of the action in the municipal educational policy corporate of features to create an impact in the improving in the IDEB of the city for early grades of elementary school, for those, six are expression of the action in educational policy, while three relate to omissions of the municipal educational policy that has also been generating impact at the city.s IDEB.
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