Panorama da pesquisa em turismo nos mestrados em geografia do Brasil : o caso do mestrado em geografia da UFPR
Resumo
Resumo: A pesquisa em Turismo nos mestrados de Geografia brasileiros vem se desenvolvendo com maior ênfase, a partir da década de 90. Os pesquisadores do turismo encontram na Geografia abertura para realização de suas investigações. Neste contexto, o objetivo geral desta dissertação é traçar um panorama analítico da pesquisa em Geografia e Turismo nos mestrados brasileiros em Geografia. Especificamente objetiva-se: identificar os 41 mestrados em Geografia do Brasil e sua relação com a pesquisa em Geografia e Turismo; discutir a existência da Geografia do Turismo, bem como metodologias para o planejamento do espaço turístico; caracterizar, tendo base às dissertações defendidas no mestrado em Geografia da UFPR, a pesquisa em turismo reconhecendo bibliometricamente aspectos teórico-metodológicos. Trata-se de um estudo de caso, exploratório, que visa a compreensão de um fenômeno atual. Apóia-se em base teórica que apresenta dados e conceitos para a caracterização da evolução dos estudos da geografia do turismo. Para dar base ao estudo de caso, buscou-se traçar um retrato das oportunidades de ensino e pesquisa em turismo nos 41 mestrados em Geografia do Brasil. Na abordagem, os mestrados foram divididos nas cinco regiões do país com destaque de suas informações, assim foram analisados três mestrados na região norte, cinco na região nordeste, seis na centro-oeste, sete na sul e dez na região sudeste. Utilizou-se de pesquisa nos sites das universidades para coleta dos dados, assim como os sites do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para análise dos currículos Lattes dos professores/pesquisadores relacionados ao tema. Na produção no nível mestrado, o programa de pósgraduação em geografia da Universidade Federal do Paraná se destaca. Assim, foi realizado um recorte de 25 dissertações deste departamento da UFPR, defendidas de 2002 a 2009, que relacionam Geografia com Turismo. Foram identificadas as características dessa produção científica, tendo por base a bibliometria e complementações em análises qualitativas, como entrevistas com professores orientadores. Na realidade brasileira observou-se que diversos são os professores doutores, em torno de 90, que pesquisam, orientam trabalhos e publicam livros e artigos científicos nesta área. Foi verificado que em 100% dos programas é possível o desenvolvimento de pesquisas da temática em questão. Constatou-se que existe uma Geografia do Turismo, com vasto campo analítico que necessita fortalecer suas bases epistemológicas. Para o caráter aplicado desta Geografia são sugeridas metodologias que apóiam o planejamento turístico. Na UFPR, verificou-se que a maior parte das dissertações foi produzida por geógrafos e bacharéis em turismo. O recorte espacial está focado no Estado do Paraná, considerando que a estratégia metodológica escolhida pela maioria foi o estudo de caso realizado com caráter qualitativo de pesquisas, apoiando-se em questionários e entrevistas com pouca utilização de técnicas estatísticas. A presença de métodos visuais possui destaque com a cartografia e a fotografia. Os resultados das investigações contribuem para o planejamento turístico dos locais estudados. Espera-se que os dados e informações apresentados contribuam para a elaboração de futuras investigações da Geografia do Turismo. Abstract: Research in geography and tourism through master programmes has since the nineties evolved more thoroughly in Brazil. Tourism researchers find in geography an opening for accomplishing their investigations. From the presented picture, an analysis has been outlined. This work is an experimental case study aiming the comprehension of a current phenomenon. Firstly, it is supported by a theoretical basis which presents data and concepts for characterising the evolution of studies in geography for tourism. Secondly, it presents the teaching and research opportunities in geography and tourism in 41 master programmes in geography in Brazil. In this approach, the masters were divided into five Brazilian regions and their main pieces of information. Therefore, were analysed three masters in the north, five in the northeast, six in the midwest, seven in the south and ten in the southeast. Online research for gathering data in the universities’ web pages was also made. The CNPQ (The National Council for Scientific and Technological Development) was as well checked in order to analyse rofessors/researchers’ Lattes curriculums relevant to this theme. There are quite many PHDs who study, orientate studies and publish books and scientific articles in this area. It was verified that in 100% of the programmes it is possible to develop research in the thematic in question. The post graduation programme in geography of USP (University of São Paulo) brings the highest number of academic research and production (masters and PHD) in geography for tourism. In a master programme level, the post graduation in geography of Federal University of Parana (UFPR) is highlighted. It was made a study among 25 dissertations on geography and tourism defended between 2002 and 2009 in the mentioned department in UFPR. The aim was to identify the characteristics of this scientific production, analysing bibliography data as well as qua itative analysis, such as interviews with advisor professors. It was verified that most of the dissertations were written by geographers and BAs in Tourism. The main focus of this research is in the state of Parana, given that the chosen methodology by the majority was the quality research case study, based on questionnaires and interviews and with less use of statistic techniques. The use of visual aids is highlighted through cartography and photography. The results of these investigations are quite relevant to tourism planning of the studied locations. Thus, here are suggested methodologies which support tourism planning and can work as a basis for further works. It was certified that there indeed is geography in tourism, with a wide analytical field which needs to strengthen its epistemological basis.
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