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    A produção de material de curso como subproduto da prática pericial

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    D - MARINI, MARCOS JUNIOR.pdf (2.064Mb)
    Data
    2001
    Autor
    Marini, Marcos Junior
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Este trabalho apresenta conceitos para permitir a modelagem de estruturas enéricas para a representação de diagnósticos radiológicos, visando a utilização do material prático da cadeia de produção de laudos como subproduto para o ensino de conceitos visuais aplicados à radiologia médica. Todos estes conceitos foram elaborados a partir de estudos realizados com o acompanhamento do trabalho rotineiro dos médicos especialistas no próprio ambiente da prática clínica. Isto tudo possibilitou o projeto e a implementação de um protótipo de ferramenta de software, chamada de RadModel, que poderá ser inserida no próprio ambiente clínico para a criação de modelos genéricos de laudos radiológicos pelos próprios especialistas no domínio. A partir da RadModel, que é uma ferramenta de pré-diagnóstico, será possível num trabalho futuro, projetar e implementar uma outra ferramenta de software que atuará propriamente no relato dos diagnósticos radiológicos no ambiente prático, guiando a confecção de um laudo radiológico de forma estruturada a partir dos modelos genéricos criados com a ferramenta de pré-diagnóstico. A dissertação também traz detalhes de como a estruturação e a automação na descrição dos laudos radiológicos possibilitará a formação de extensas bases de conhecimento extraídas diretamente do ambiente prático, podendo ser utilizadas por sistemas tutores inteligentes para o ensino de radiologia médica.
     
    Abstract: This work presents concepts that allow the creation of generic structures for the representation of image reporting in medical radiology. The concepts are aimed at acquisition of teaching material as by-product of clinical practice in the field of visual concepts applied to the medical radiology. The research started from studies carried out with expert radiologists in their routine environment of the clinical practice. This led to the development of a prototype software tool, called RadModel, which allows the creation of generic models of radiological report for the domain expert. With RadModel, it will be possible, in a future work, to design and implement another software tool that will act as a means for the actual task of image reporting. This will allow structured diagnosis in the practical environment, guided by pre-diagnosis knowledge defined with the RadMoldel tool. Text also describes how the structuring and automation of image reporting will facilitate the formation of an extensive knowledge base could be used by intelligent tutoring systems for the teaching of medical radiology.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/24742
    Collections
    • Teses & Dissertações [10563]

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