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dc.contributor.authorChaves, Martapt_BR
dc.contributor.otherKlein, Lígia Regina, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-29T19:26:21Z
dc.date.available2020-07-29T19:26:21Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24706
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Ligia Regina Kleinpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 12/12/2008pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 256-275pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem por objetivo desvelar o caráter ideológico da proposta de Educação Infantil que orientou as práticas educativas nas salas de Jardim de Infância no Estado do Paraná na década de 1960. O ponto de partida é o contexto de industrialização que ocorreu no auge da Guerra Fria. No Paraná, sob a justificativa da defesa do desenvolvimento e do progresso, foram elaborados documentos – tanto normativos quanto pedagógicos – e projetos para organização das unidades educativas de ensino. A organização da educação no Estado se deu sob a tutela da ONU e da Unesco, que egitimaram a proposta de educação do Estado no período em questão. Nesta lógica, a defesa da democracia e do civismo constituiu o princípio basilar numa sociedade, contraditoriamente, marcada pelo golpe militar de 1964. A realização desta pesquisa esteve amparada nos pressupostos teóricos marxistas que orientaram a compreensão da função do imperialismo estadunidense neste contexto. A análise dos documentos orientadores do Estado para a educação pré-primária revela que as orientações oficiais se amparavam na Escola Nova, cujos princípios foram reapresentados e fortalecidos na segunda metade do século XX e atenderam às articularidades da educação paranaense e brasileira, num período em que se defendia a educação voltada para a formação da classe trabalhadora. A formação da criança para a convivência democrática ocorreu numa escola ativa e produtiva, onde a preparação para a alfabetização e a competência no primário eram propaladas como condições para uma vida promissora. Neste contexto, hábitos e condutas na vida social como o civismo e o amor ao trabalho fizeram parte da formação da criança. Documentos e práticas educativas estavam sob a orientação estadunidense, o que contribuiu para fortalecer a manutenção da hegemonia do capital no mundo do trabalho.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims at unveiling the ideological character of the preschool education proposal which guided the educational practices in the classroom of kindergartens in the State of Paraná in the 1960s. Its starting-point is the industrializing setting on top of some political conflicts due to the Cold War. In support of the development and progress in Paraná, some documents and projects were designed in order to organize the educational units for teaching. The organization of education in the State of Paraná was accomplished under the tutorship of ONU and UNESCO which legitimated the educational proposal of this State in that period. Within this reasoning, the defense of democracy and civism was the basic principles in a society opposedly marked by the military dictatorship regime especially after 1964. This research was based on the Marxist theoretical frameworks which supported the understanding of the role of the North-American imperialism in this context. The analysis of the documentation that guides the State of Paraná for the pre-primary schooling reveals that the official orientations were grounded on the New School, whose principles were introduced and strengthened in the second-half 20th century and cared for the particularities of the paranaense and Brazilian education at a time that education was supposed to instruct the working class. The education of children for a democratic living in an active and productive school where their preparation for literacy and abilities in primary school were assumed as a promising life condition. In this context, habits and behaviors of social life such as civism were part of children’s education. Documents and educational practices were directed by the United States what contributed to strengthen the maintenance of the capital hegemony in the work world.pt_BR
dc.format.extent280 f. : il. [algumas color.].pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectJardim de infanciapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento socialpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subjectCivismopt_BR
dc.subjectEducação - História - Paranápt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO papel dos Estados Unidos e da UNESCO na formulação e implementação da proposta pedagógica no Estado do Paraná na década de 1960 : o caso da educação no jardim de infânciapt_BR
dc.typeTesept_BR


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