• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O projeto pedagógico da Confederação Nacional da Indústria para a educação básica nos 2000

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TESE ALESSANDRO DE MELO PDF[1].pdf (1.121Mb)
    Data
    2010
    Autor
    Melo, Alessandro de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta tese trata das principais características do projeto de educação básica do empresariado industrial brasileiro, reunido na Confederação Nacional da Indústria – CNI, nos anos 2000. Parte-se do pressuposto de que o empresariado industrial brasileiro tem papel dinâmico e interventivo na proposição e prática das políticas públicas de educação, e que, portanto, as suas concepções não devem ser ncaradas apenas como "teorias", mas sim como parte da luta ideológica pela hegemonia no que tange ao projeto educativo, ainda como parte das lutas de classes em geral, empreendidas na sociedade, visando sua produção e reprodução. Desta forma, realizamos uma análise dos principais documentos da CNI no período assinalado, procurando vislumbrar as categorias predominantes do projeto empresarial de educação básica, as quais assinalamos como "empregabilidade", "empreendedorismo", "polivalência", o "saber ser" e o "capital humano". A conclusão a que chegamos é a que o empresariado procura, de fato, influir no rojeto hegemônico de educação básica, tornando-o senso comum na sociedade, devido à importância que tem a educação básica para a formação dos futuros trabalhadores da indústria, na fase de alta competitividade em escala global, que exige cada vez melhor índice de produtividade, o que, por sua vez, exige uma formação geral para este trabalho, o que também pressupõe, como indicaram as categorias, ma formação para o desemprego e a competição entre os trabalhadores por um lugar no mercado de trabalho, exigindo destes flexibilidade, polivalência e um projeto cuja ênfase está no fator subjetivo, muito mais que nos conteúdos científicos.
     
    Abstract: Esta tese trata das principais características do projeto de educação básica do empresariado industrial brasileiro, reunido na Confederação Nacional da Indústria – CNI, nos anos 2000. Parte-se do pressuposto de que o empresariado industrial brasileiro tem papel dinâmico e interventivo na proposição e prática das políticas públicas de educação, e que, portanto, as suas concepções não devem ser ncaradas apenas como "teorias", mas sim como parte da luta ideológica pela hegemonia no que tange ao projeto educativo, ainda como parte das lutas de classes em geral, empreendidas na sociedade, visando sua produção e reprodução. Desta forma, realizamos uma análise dos principais documentos da CNI no período assinalado, procurando vislumbrar as categorias predominantes do projeto empresarial de educação básica, as quais assinalamos como "empregabilidade", "empreendedorismo", "polivalência", o "saber ser" e o "capital humano". A conclusão a que chegamos é a que o empresariado procura, de fato, influir no projeto hegemônico de educação básica, tornando-o senso comum na sociedade, devido à importância que tem a educação básica para a formação dos futuros trabalhadores da indústria, na fase de alta competitividade em escala global, que exige cada vez melhor índice de produtividade, o que, por sua vez, exige uma formação geral para este trabalho, o que também pressupõe, como indicaram as categorias, uma formação para o desemprego e a competição entre os trabalhadores por um lugar no mercado de trabalho, exigindo destes flexibilidade, polivalência e um projeto cuja ênfase está no fator subjetivo, muito mais que nos conteúdos científicos.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/24705
    Collections
    • Teses & Dissertações [10510]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV