Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Vanessa Caroline dapt_BR
dc.contributor.otherMoreira, Laura Cerettapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-22T12:53:29Z
dc.date.available2020-09-22T12:53:29Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24663
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Laura Ceretta Moreirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 06/08/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 98-107pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação trata do currículo escolar aplicado para alunos com necessidades educacionais especiais, tendo como questões norteadoras: Como os professores estão trabalhando em sala de aula a perspectiva do currículo para alunos com necessidades educacionais especiais? Que encaminhamentos teórico-metodológicos a escola tem efetivado em relação ao currículo para as necessidades educacionais especiais? O primeiro capítulo tem duas partes. Num primeiro momento, apresenta-se as contribuições das teorias curriculares para o entendimento das definições que permeiam o currículo escolar. No segundo momento, trata de modo específico, as fases do currículo escolar para a educação inclusiva, situando perspectivas atuais para o atendimento a estudantes com necessidades educacionais especiais. O segundo capítulo discorre sobre a metodologia. Foi utilizada a pesquisa qualitativa, sendo que o procedimento para coleta de dados consistiu na utilização de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 20 professoras atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental e que possuíam alunos com necessidades educacionais especiais em 2009. As entrevistas aconteceram em quatro escolas públicas de Curitiba. O método para análise dos resultados obtidos foi Análise de Conteúdo, com o intuito de buscar os encaminhamentos pedagógicos curriculares utilizados na perspectiva da educação inclusiva e levantar indicadores para a reorientação do processo curricular e formação docente para a Educação Inclusiva. Sendo assim, o objetivo geral foi o de aprofundar estudos sobre o currículo escolar na perspectiva inclusiva e analisar a contribuição e organização do mesmo para o processo de inclusão escolar de estudantes com necessidades educacionais especiais que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental. O terceiro capítulo traz a análise dos dados a partir de três categorias: Educação Inclusiva; Acesso, participação e aprendizagem por meio do currículo escolar; e Formação continuada para os professores. Concluí-se que o currículo não deve ser concebido para que o aluno se adapte aos moldes que a escola oferece, mas sim como um campo aberto à diversidade. Um currículo fundamentado na perspectiva da inclusão precisa ser construído, de fato, pelo sistema educacional brasileiro, sendo necessário que a formação inicial e continuada caminhem para um adequado trabalho pedagógico que supere as práticas culturais e pedagógicas calcadas no preconceito e nas discriminações culturais, econômicas, físicas, emocionais, intelectuais e sensoriais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present dissertation care for curriculum school applied for students with special educational needs, having as questions: How are the professors working on class room the curriculum perspective for students with special educational needs? What guidings theoreticians-methodological has school been effecting regarding the curriculum for the special educational needs? The first capitulate has two parts. In a first moment, we present the contributions of the curricular theories for the definitions understanding that permeate the school curriculum. In the second moment, we care for way specify of the phases of the school curriculum for inclusive education, situating current perspectives for the assistance to students with special educational needs. The second chapter runs or flow over about the methodology. It was used the qualitative research, and the procedure for data collection consisted in the interviews semistructured utilization, accomplished with 20 acting teachers in the initial years of the fundamental teaching and that attended students with special educational needs in 2009. The interviews happened in four Education Municipal Net schools of Curitiba. The method for analysis of the obtained results was Content Analysis, with a view to seek the curricular pedagogical guidings used in the perspective of the inclusive education and to lift indicators for the reorientation of the curricular process and educational formation for the Inclusive Education. Being this way, the general goal was the one of deepen studies on the school curriculum in the inclusive perspective and to analyze the contribution and organization of the same for the students with school inclusion process special educational needs that frequent the initial years of the fundamental teaching. The third chapter brings the analysis from the data starting from three categories: Inclusive education; Access, participation and learning by means of the school curriculum; And Formation continued for the teachers. I concluded itself that the curriculum should not be conceived so that the student adapts to the molds that school offers, but yes as a field open to the diversity. A curriculum based in the inclusion perspective needs to be built, in fact, by the Brazilian educational system, being necessary that the initial and continued formation walk to an adequate pedagogical work that overcomes the cultural and pedagogical practices smashed in the prejudice and in the cultural, economic, physical, emotional, intellectual and sensory discriminations.pt_BR
dc.format.extent153 f. : il. [algums color.], grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducação inclusiva - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectProfessores - Reciclagem profissionalpt_BR
dc.subjectEducação especial - Curriculospt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectDissertação - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA escola e o professor frente ao currículo inclusivopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples