dc.contributor.advisor | Andreazza, Maria Luiza, 1953- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.creator | Sesarino, Shirley Valera Rialto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-11T18:37:43Z | |
dc.date.available | 2024-03-11T18:37:43Z | |
dc.date.issued | 2001 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/24573 | |
dc.description | Orientadora : Maria Luiza Andreazza | pt_BR |
dc.description | Dissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Curso de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo:Considerando dados da memória, colhidos através de depoimentos - técnica do universo metodológico da história oral - este trabalho trata da construção da masculinidade para rapazes que viveram sua juventude na cidade de Curitiba nas décadas de 1940 e 1950. A
construção da masculinidade - aqui discutida como um tempo de passagem da infância à idade adulta - , de acordo com os aspectos rememorados e a teorizacão de alguns autores, se
faz gradativamente e por etapas. Num primeiro plano apresentam-se as etapas vividas entre
jovens num espaço caracterizado como um campo de aventuras, provas e diversão. Num segundo plano estão os aspectos relacionados à aquisição de valores societários assimilados através das instituições tradicionais daquela sociedade: escola, trabalho e família. | pt_BR |
dc.format.extent | 181f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Masculinidade | pt_BR |
dc.subject | Identidade sexual | pt_BR |
dc.subject | Etnologia | pt_BR |
dc.subject | Teses | pt_BR |
dc.subject | Curitiba (PR) - História - 1940-1950 | pt_BR |
dc.subject | Rapazes - Conduta | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.title | Construçao do masculino na Curitiba das décadas de 1940 e 1950 tornar-se homem | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |