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    Do Arena ao CPC : o debate em torno da arte engajada no Brasil (1959-1964)

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    D - SOUZA, MILIANDRE GARCIA DE.pdf (6.484Mb)
    Data
    2002
    Autor
    Souza, Miliandre Garcia de
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Este trabalho procura enfocar as discussões e debates sobre a arte engajada no período de 1959 a 1964. Neste curto espaço de tempo, as contradições que emergiram das atividades realizadas pelo Teatro de Arena de São Paulo, pelo Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes e pelo Cinema Novo, foram fundamentais na constituição de linguagens artísticas com traços do conceito nacional-popular. A leitura que se fez da cultura popular, mote para a elaboração de políticas culturais, variou de sentido e significado conforme o referencial teórico de cada protagonista que se dispôs pensar, pressupondo sua função prática, uma definição "correta" de cultura popular. Nesse contexto, de criatividade e efervescência cultural como normalmente se define, o "manifesto do CPC" não representa o pensamento de uma geração de estudantes, artistas e intelectuais que se engajaram às demandas políticas da época. Se, via de regra o documento é apresentado como síntese da produção artística e intelectual de alguma forma vinculada ao CPC, isso se deve ao fato de que, sobretudo na década de 80, pesquisadores e críticos, com intenções específicas, não deram oportunidades a outros interlocutores de se manifestarem. Nessa brecha é que situamos Carlos Lyra. Como criador e mediador cultural, o compositor pode ser analisado ao mesmo tempo como síntese e dissonância dos discursos e debates sobre a cultura popular, sobre a função social da arte e sobre o engajamento do artista de classe média às causas nacionalistas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/24567
    Collections
    • Teses & Dissertações [10558]

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