Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuindaste, Reny Maria Gregolin, 1949-pt_BR
dc.contributor.authorGusso, Angela Maript_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2019-12-12T13:29:14Z
dc.date.available2019-12-12T13:29:14Z
dc.date.issued1996pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24540
dc.descriptionOrientador: Reny Gregolin-Guindastept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Curso de Pós-Graduação em Linguística da Língua Portuguesa. Defesa : Curitiba, 26/08/1996pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Linguística de língua portuguesapt_BR
dc.description.abstractResumo: Partindo do pressuposto de que são raros os casos de crianças que apresentam dificuldades para aquisição da modalidade escrita da linguagem devidas a problemas patológicos, o nosso trabalho pretende mostrar que os 'erros' que as crianças manifestam na sua escrita são hipóteses que elas elaboram e reelaboram sobre essa representação da linguagem, orientadas por mecanismos lingüísticos. Para atingirmos esse objetivo fizemos o acompanhamento longitudinal de três crianças em fase inicial de escolarização, apontadas pela escola como alunos que se apresentam como casos problema para apropriação de leitura e escrita. Nos dados coletados, no período aproximado de um ano, realizamos uma análise lingüística e observamos que os 'erros' manifestados nas produções dessas crianças são da mesma natureza que os 'erros' constatados nos estudos realizados por BAURRE(1991,1992,1993,1994), CAGLIARI(1991), SILVA(1991), ALVARENGA ET AL. (1989) e CARVALHO(1994), entre outros, que buscam identificar os mecanismos lingüísticos que interferem no ato de escrever. Desse modo, nossas conclusões corroboram com a hipótese de que as diferenças individuais no processo de aquisição da escrita encontram uma explicação nas singularidades dos sujeitos, resultante de sua história particular de interagir com a linguagem e com seus interlocutores.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Starting from the presupposition that it is unusual the cases of children that present dificultties during acquisition of the the writing modality of the language due. to psychological problems, our work intends to point out that the 'errors' that the learners demonstrate in their writing are hypothesis, that they elaborate and re-elaborate about this language's representation, orientated by linguistics mechanisms. To get this goal we made de longitudinal accompaniment of three children, bigginners in the elementary school, who were indicated, by the school, as having difficulties to appropriate reading and writing habilities. In the collected data, during the period of one year, approximately, we realized a linguistics analysis and verified that the'errors'expressed in these children's productions are from the same nature that the 'errors' which were encountered in the studies realized by ABAURRE (1991,1992,1993,1994), CAGLIARI (1991), SILVA (1991), ALVARENGA ET AL. (1989) , CARVALHO (1994), among others who tried to identify the linguistics mechanisms that can interfere in the writing act. In this way, our conclusions confirm the hypothesis that the individual differences in the writing acquisition process can find an explication in the fact that each individual has his own singularity and it is the. result of his particular history in relating with the language and with its users.pt_BR
dc.format.extentvii, 192 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEscrita- Aprendizagem - Aprendizagempt_BR
dc.subjectCrianças - Escrita - Escritapt_BR
dc.subjectDissertações - Letras - Letraspt_BR
dc.titleAnálise lingüística : um acompanhamento longitudinal de três casos de aquisição de escritapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples