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dc.contributor.advisorCosta, Iara Bemquerer, 1948-pt_BR
dc.contributor.authorLima, Siumara Aparecida dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-05-18T14:08:51Z
dc.date.available2020-05-18T14:08:51Z
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24480
dc.descriptionOrientador : Iara Bemquerer Costapt_BR
dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba : 23/11/2001pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Estudos linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo:Neste trabalho, toma-se por ponto de partida o que postula MARCUSCHI sobre diferenças nos processos de referenciação entre fala e escrita. Em seu estudo, ele objetiva observar a referência como processo discursivo e os referentes como objetos de discurso. Sua pesquisa teve como resultado um quadro geral das relações anafóricas em que apresenta um esquema categorial, o qual serve como instrumento para o levantamento das estratégias preférencias da fala e da escrita conforme a tipologia e o estilo do texto. Segundo o propositor do quadro, no geral, os resultados evidenciaram que a escrita prima pela lexicalização, mas varia muito quanto aos itens referidores, mesmo no caso de correferência, não manifestando tendência à co-significação. A fala opera mais com a repetição no caso de correferenciação. Nesta pesquisa, o propósito é testar essas hipóteses em textos produzidos por alunos do ensino médio do CEFET - PR da unidade de Ponta Grossa, para a observação das suas estratégias preferenciais com o objetivo de verificar a interferência de escolhas próprias da fala no texto escrito. Do conjunto de textos produzidos pelos informantes, foram selecionados os que continham dados indiciários e o olhar para esse tipo de dado objetiva tecer-lhe apreciação qualitativa mais que detectar o processo de construção. Concebeu-se texto como fonte de indícios sobre a relação sujeito/linguagem em que os dados que documentam a história dos apagamentos, refacções e reescritas de texto adquirem particular significação. Essas ações constituem-se em pistas que estão a nos revelar movimentos espontâneos do sujeito ao longo de seu processo de constituição e da aquisição da linguagem. Por isso, é também intenção, neste trabalho, apontar os estudos lingüísticos como apoio para a ação pedagógica através da reflexão do uso diferencial da língua falada e da escrita.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: What MARCUSHI postulates about the differences in the referential processes between speaking and writing is the starting point for this work. The goal of his studies is to observe reference as discourse process and referents as discourse objects. His research resulted in a general chart of the anaphoric relations in a category fashion which has been very instrumental in assessing the most preferable strategies used in speaking and writing according to typology and text style. MARCUSHI says that, in general, the results show that lexicalization is a special feature of writing but it varies a great deal concerning referential items even when there is co-reference and it does not demonstrate any tendency to co-meaning. Repetition, on the other hand, is a feature of speech in the case of co-reference. The objective of this research is to corroborate the hypotheses put forward by MARCUSHI by means of texts produced by high school students from CEFET - PR , Campus of Ponta Grossa to observe their preferential strategies with intent to verify to what extent their personal speech choices interfere with written texts. Only the texts that had some from a qualitative point of view have been selected. Text has been conceived of as a source of evidences about the relation subject/language in which the most significant processes of rubbing-out, rewriting and re-doing are taken into consideration. These actions are looked upon as clues which give us an insight, into the spontaneous movements of the writer along his language acquisition process. Therefore, it is also our intention to make references to linguistic studies in search of support for our pedagogical action by means of reflection upon the differences between written and spoken language.pt_BR
dc.format.extentvii, 129 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLinguagem e educaçãopt_BR
dc.subjectLínguas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCaligrafiapt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.subjectCNPqpt_BR
dc.titleProgressão referencial e reescrita em produções textuais do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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