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dc.contributor.advisorRodriguez, Benito Martinez, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorCapacchi, Candice Cláudiapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Ciências Humanaspt_BR
dc.date.accessioned2020-06-16T21:40:48Z
dc.date.available2020-06-16T21:40:48Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24477
dc.descriptionOrientador : Benito Martinez Rodriguezpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 24/07/2003pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Estudos literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação propõe a comunicação entre as letras de canção do cancionista Renato Russo e a poesia literária dos anos 80, com o objetivo de verificar se existem e quais são as semelhanças ou divergências entre elas. Para tanto, escolhemos a temática lírico-amorosa das letras de canção (já que grande parte das letras de Renato Russo tratavam de amor) e também dos poemas. Observando letras de canção e poemas de amor, percebemos que existe um caminho pelo qual o eu-lírico percorre a sua jornada amorosa. Em vista disso, resolvemos cotejar letras de canção e poesia dentro de cada etapa do relacionamento amoroso. Desta forma, para cada etapa lírico-amorosa foi escolhida uma letra de canção e dois ou três poemas, do mesmo tema e com características da mesma modulação lírica. Assim, na primeira modulação, 'identificação do objeto amado', a letra da canção "Daniel na cova dos leões" é cotejada com os poemas "De trás pra frente", do poeta Antônio Cícero, "Coração de verão", de Armando Freitas Filho, e "Confissão banal", de Augusto Massi; na segunda modulação, 'idealização do objeto amado', é comparada a canção "Acrilic on canvas" com os poemas "Marfins", de Antonio Fernando de Franceschi, "Eco", de Antonio Cicero, e "Voyeur", de Chacal; a terceira dicção do lírico, 'evasão (dor, saudade, solidão)', compara a canção "Angra dos Reis" com os poemas "Frutas & Feras", de Chacal e "Primeiro subsolo", do poeta Augusto Massi; a quarta dicção, 'anulação do eu e conseqüente completude no outro', presente na canção "Sete Cidades", também se verifica em "Geografia" e "Tango again", ambos de Antônio Fernando de Franceschi; a quinta dicção, 'anulação do objeto amado', presente na canção "Será", é comparada com os poemas "Exit final", de Antonio Fernando de Franceschi, "Domingo", de Fernando Paixão, e "Cera & Nata Para Desdêmona", do poeta Glauco Mattoso; e a sexta dicção, 'perda/despedida', presente nas canções "Por enquanto" e "Andréia Dória", também é identificada nos poemas "Do amor perdido", de Antonio Fernando d de Franceschi e "Detalhes", de Augusto Massi. Com o enfrentamento entre letra de canção e poesia impressa nos anos 80, pudemos averiguar a comunicação que ocorre entre a canção de Renato Russo e a poesia dos anos 80. Entendemos que a poesia daquele período ocorre, em termos formais, muito mais sintética que a canção. Há a predominância de versos livres e brancos nos poemas e nas canções. A poesia analisada recorre à fragmentação dos temas e das idéias, ao contrário da canção, que analisa e comenta cada acontecimento. Percebemos o uso corrente de simbologia nas canções e os poemas limitam-se a metáforas e comparações. Concluímos que a canção de Renato Russo, sendo produzida no mesmo período dos poemas - década de 80, não apresenta características semelhantes. Desta forma, Renato Russo não pode ser considerado um poeta, exemplo de sua geração, pois textos dos poetas daquela geração revelam uma outra vertente textual.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation proposes the comparison between the lyrics of the singer Renato Russo and the literary poetry of the 80s, with the objective of checking whether there exists seemliness or divergence between them. For so, we have chosen the love lyrical thematic of his songs (as most of Renato Russo's lyrics were love songs), and of the poems. Through observing love songs and love poems, we realized that there exists a path through which the lyric-self walks along its love journey. Based on that, we decided to compare the lyrics and the poems within each phase of a love affair. For that, for each love lyrical phase, it has been chosen one lyric and two or three poems about the same subject, and with the characteristics of the same lyric modulation. Thus, in the first modulation "Identifying the object of the affection", the song "Daniel na Cova dos Leões" is compared to the poems: "De trás pra frente" by the poet Antônio Cícero, "Coração de Verão" by Armando Freitas Filho, and "Confissão Banal" by Augusto Massi; in the second modulation 'Idealizing the object of affection' the song "Acrilic on Canvas" is compared to poems like "Marfins" by Antonio Fernando DeFranceschi, "Eco" by Antonio Cicero, and "Voyeur" by Chacal; the third diction of the lyrical 'Evading (pain, missing, loneliness)', "Angra dos Reis" song is compared to the poems "Frutas & Feras" by Chacal, and "Primeiro Subsolo" by the poet Augusto Massi; the forth diction, 'Giving yourself up and consequently completion through the other' present in the song "Sete cidades", is also seen in the "Geografia" and "Tango Again" poems both by Antônio Fernando de Franceschi; the fifth diction 'Neglecting the object of affection' present in the song "Será", is compared to the poems "Exit Final" by Antonio Fernando DeFranceschi, "Domingo" by Fernando Paixão and "CERA & NATA PARA DESDÊMONA" by the poet Glauco Mattoso; and the sixth diction 'losing/leaving' in the songs "Por enquanto" and "Andréia Doria", is also identified in the poems "Do amor perdido" by Antonio Fernando DeFranceschi and "Detalhes" by Augusto Massi. By facing the words of the songs and the poetry printed in the 80s. we have been able to check the communication between Renato Russo's songs and the poetry of the 80s. We understand that the poetry then occurs in formal terms, much more summarized than in the songs. There is the predominance of free and blank verses in the poems and in the songs. The poetry analyzed recurs to the fragmentation of the themes and of the ideas, the song, on the contrary, analyses and comments each happening. We notice the current use of symbolism in the songs, whereas the poems are just metaphors and comparisons. We conclude that Renato Russo's songs produced in the same period of the poems, in the 80s, do not show similar characteristics. Therefore, Renato Russo cannot be considered a poet, a model for his generation, for all the poems of that generation reveal another textual direction.pt_BR
dc.format.extentviii, 126 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPoesia brasileirapt_BR
dc.subjectCançõespt_BR
dc.subjectMusica popular - Brasilpt_BR
dc.subjectRusso,Renato - Canções e músicapt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.titleAs letras de canção de Renato Russo e seu diálogo com a poesia dos anos 80pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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