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dc.contributor.advisorDal Bello, João Alfredo, 1950-pt_BR
dc.contributor.authorMeurer, Renildopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-05-29T18:00:10Z
dc.date.available2020-05-29T18:00:10Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24458
dc.descriptionOrientador : João Alfredo Dal Bellopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 25/10/2002pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Estudos literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação pretende analisar as influências do melodrama circense na estética do dramaturgo Plínio Marcos. Partimos da construção do subgénero melodrama, já que o vincularemos ao gênero teatral, afirmando que ele advém de um tipo de teatro especial, praticado dentro do circo como entretenimento popular, e que preservou características tanto do teatro como do circo, bem como se distanciou de outras para formar uma terceira maneira de se fazer arte. Esta, muito embora conserve aspectos das duas, não é exatamente nem uma nem outra: é o circo-teatro. Aproximamos, assim, o circo-teatro da carnavalização, no sentido baktiniano da utilização do grotesco presente nas peças melodramáticas circenses, especialmente nas aparições de personagens tipificados como clowns, palhaços, bobos, cômicos e loucos. Características estas também presentes, de alguma forma, na escrita de Plínio Marcos, principalmente através da ironia, do pejorativo e da piada virulenta, uma constante no conjunto de sua obra. Para identificar tais características tomamos como exemplos as peças Balada de um Palhaço e O Assassinato do Anão do Caralho Grande, objetos de análise desta dissertação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation intends to analyze the influences of the circus melodrama in playwright Plínio Marcos' aesthetics. We left of the construction of the undergender melodrama, since we will link to the theatrical gender, affirming that he occurs of a type of special theater, practiced inside of the circus as popular entertainment, and that it preserved characteristics as much of the theater as of the circus, as well as went away of other to form a third way to do art. This, very away conserves aspects of the two, it is not exactly nor a nor other: it is the circus-theater. We approximated, like this, the circus-theater of the carnavalization, in the sense baktiniano of the use of the grotesque present in the circus melodramatic plays, especially in the characters' appearances typified as braggarts, clowns, fools, comedians and crazy. Characteristics these also presents, in some way, in Plínio Marcos' writing, mainly through the irony, of the pejorative and of the virulent joke, a constant in the group of your work. To identify such characteristics we took as examples the texts Ballad of a Clown and The Murder of the Dwarf of Big Penis, objects of analysis of this dissertation.pt_BR
dc.format.extentvii, 91f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectTeatro - Produção e direçãopt_BR
dc.subjectTeatro (Literatura) - Escritapt_BR
dc.subjectPlínio Marcospt_BR
dc.subjectTeses - Artespt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.titleA Balada do palhaço frajola : estudo sobre a influência melodramática na obra do dramaturgo Plínio Marcospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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