dc.contributor.advisor | Costa, Marta Morais da, 1945- | pt_BR |
dc.contributor.author | Mendonça, Catia Toledo | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-05-04T17:13:00Z | |
dc.date.available | 2020-05-04T17:13:00Z | |
dc.date.issued | 2000 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/24443 | |
dc.description | Orientador : Marta Morais da Costa | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 24/11/2000 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração : Literatura brasileira | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Muitos caminhos para Ana Z. é um estudo que nasceu da admiração por uma autora e sua criação. A princípio, propõe-se a localizar a obra escrita por Marina Colasanti , destinada ao público juvenil, dentro de um contexto geral da literatura feita para crianças e jovens, no Brasil, nos últimos vinte anos, mas esse não é seu principal objetivo . O objeto específico deste estudo é a obra intitulada Ana Z. aonde vai você?, publicada em 1993, pela Nórdica , da qual são apresentadas duas leituras. A primeira, dentro da perspectiva estética, tem como instrumental as teorias de análise da narrativa, levando em conta os elementos tradicionais desse gênero. Para tanto, serviram de apoio pricipalmente as teorias de Gérard Genette, Jean Pouillon, Tzvetan Todorov, Italo Calvino e Umberto Eco. Em alguns momentos, nem mesmo essa diversidade teórica conseguiu resolver impasses que surgiram diante de certas particularidades apresentadas pelos elementos dessa narrativa, como por exemplo as questões relativas ao narrador e ao tempo. Dentro desse nível de leitura, destacam-se também as relações estabelecidas entre Ana Z. aonde vai você? e outros textos, formando um complexo tecido de vozes que se entrecruzam para o desenvolvimento desta obra escrita por Marina Colasanti. Relevantes são os diálogos com o conto de fadas e com a obra de Lewis Carrol, Alice no país das maravilhas. A segunda leitura leva em consideração o aspecto simbólico da linguagem. A partir dessa percepção, é feito um levantamento dos símbolos recorrentes neste texto, procurando relacioná-los entre si de modo a estabelecer o sentido maior da obra. Essa abordagem referendou-se nos textos de Gaston Bachelard, Gilbert Durand e Mircea Eliade. Ao estabelecer a ligação entre os níveis de leitura, constatou-se a influência exercida por um sobre o outro, de modo que as questões para as quais não foram encontradas respostas no nível estético são respondidas no desenvolver da segunda leitura . Unindo a essas soluções os textos de Arnold Van Gennep e Valdomiro Piazza, finaliza-se o estudo ao relacionar o texto de Marina Colasanti e o mítico, a partir de similaridades encontradas entre eles. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This subject resulted of a huge admiration for a writer, Marina Colasanti, and her work . At first, it discusses the place that her work has in the literature made for children in the last twenty years, in Brazil, but the real intention of this study is to discuss de book named Ana Z aonde vai você?, that was published in 1993. About it, two possibilities of reading are analysed . At first, taking the esthetic values as fundamental , it was read analising its traditional elements of narrative, with the theory of Gérard Genette, Jean Pouillon, Tzvetan Todorov, Italo Calvino and Umberto Eco. Sometimes , dispite all this theory, some elements could not be resolved as they should be , like questions about time and the narrator. A dialogue between Ana Z.aonde vai você ? and other texts must be pointed out, mainly with Alice in Wonderland and with the fair tales. In the second reading, all the answers that were not found in the theory used in the first one were resolved , as a result of an integration between both levels . It was about the symbols noticed as another level of reading . Then , the theories of Gaston Bachelard, Gilbert Durand and Mircea Eliade were very important. Finally , amoung those tendencies, the thinking of Arnold Van Gennep and Valdomiro Piazza were used to link the Marina Colasanti's text with the mythical one , because of the same characteristics that can be found in both of them. | pt_BR |
dc.format.extent | ix, 160 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Escritoras brasileiras | pt_BR |
dc.subject | Colasanti, Marina | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira - Critica textual | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Letras | pt_BR |
dc.title | Muitos caminhos para Ana Z. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |