Investigação do pesadelo : uma leitura em torno da Crônica da Casa Assassinada
Resumo
Resumo: O romance Crônica da Casa Assassinada (1959), de Lúcio Cardoso, j representa o ponto culminante da obra deste ficcionista, e coristitui-se como rico exemplo da moderna ficção de acento intimista produzida no Brasil. É possível se observar nas opções de construção e nos debates sobre a condição humana i levantados pelos conteúdos do romance a configuração de tensos conflitos estéticos e filosóficos compondo, no seu todo, uma obra bastante singular no quadro da nossa prosa introspectiva ou de pendor metafísico. No que se refere à elaboração formal, Crônica da casa Assassinada tende ao questionamento de posturas e conceitos romanescos tradicionais , por exemplo, a deixar que um de seus núcleos temáticos (a "investigação da decadência") se revele mais nos procedimentos de construção empregados do que na narração dos episódios da trama. Porém, junto a isso, se vê a adoção de técnicas tradicionais de composição, demonstrando a ocorrência de um debate interno na produção cardosiana dessa época, em que se digladiam e se aliam distintos conceitos de romance. Quanto aos conteúdos, e sua característica densidade psicológica e existencial, observamos nas diversas apreensões do problema do ser do homem no mundo (na sua construção individual, na experiência da liberdade, e ante a certeza da morte) a ocorrência de interessantes conflitos conceituais. Ora o romance volta-se para a compreensão do viver humano como drama (seguindo linha de pensamento aproximável do Existencialismo ateu) ora manifesta, dogmaticamente, a crença no destino transcendental do homem, para além da vida terrena (estando dentro de uma orientação católica, bastante forte em sua obra). Também nesse ponto, se mostram aliados e em combate distintos conceitos de ser humano. A dissertação pretende compreender a existência desses conflitos formais e temáticos no romance (salientando que forma e conteúdo se mostram indissociáveis) dentro de um contexto cultural marcado pela confluência (crítica) de variadas informações estéticas e filosóficas, configurando uma riqueza de idéias, da qual Crônica da Casa Assassinada é um bom exemplo na literatura brasileira, incorporando os dilemas da mais típica consciência artística do século XX. Résumé : Le roman Crônica da Casa Assassinada (1959) de Lúcio Cardoso, représente le point culminant de l'oeuvre de cet auteur, e se constitue en un riche exemple de la moderne fiction intimiste produite au Brésil. On peut observer par les choix de conctruction et les débats sur la condition humaine proposés par les contenus de Crônica da Casa Assassinada, la configuration de denses conflits esthétiques et philosophiques, lesquels composent dans son ensemble, une oeuvre singulière dans notre prose introspective ou d'accent métaphysique. En ce qui concerne l'élaboration formelle, le roman tend à mettre en question les postures et les concepts romanesques traditionels, tout en permettant qu'un de ses centres thématiques (1 "investigation la décadende") se révèle plutôt par les procédés de construction employés que par la narration des épisodes de la trame. Pourtant, avec cela, on voit l'adoption de techniques de composition traditionelles, qui démontrent l'existence d'un débat interne dans la production cardosienne de cette époque, où se disputent et s'allient des différentes conceptions de roman. À propos des contenus et de leur caractéristique densité psychologique et existentielle, on observe, dans les diverses visions du problème de l'être de l'homme dans le monde (dans sa construction individuelle, dans l'expérience de la liberté et devant la certitude de la mort), l'occurrence d'intéressants conflits conceptuels. Tantôt le roman comprend la vie humaine comme drame (en suivant une pensée pareille de l'Existentialisme athée), tantôt il manifeste, dogmatiquement, la croyance à la destinée transcendentale de l'homme, au de là de la vie (selon une orientation catholique, très forte dans son oeuvre). Aussi à ce sujet, se montrent alliés et en dispute des distinctes conceptions de l'être humain. La dissertation voudrait comprendre l'existence de ces conflits formels et thématiques dasns le roman (en détachant que la forme et le contenu se révèlent indissociés) dans un contexte culturel marqué par la confluence (critique) de variées informations esthétiques et philosophiques, capables de configurer une richesse d'idées de laquelle Crônica da Casa Assassinada est un bon exmple dans la littérature brésilienne, en incorporant les dilemmes de la plus typique conscience artistique du XX me siècle.
Collections
- Teses & Dissertações [10016]