A validade do teste N73 : teste da proficiência oral da língua
Resumo
Resumo: O presente trabalho desenvolve uma comparaçao entre dois métodos de avaliação da proficiência oral de um indivíduo. Os dois métodos utilizados foram a entrevista oral realizada por um falante nativo e um novo método proposto por Nicolas Ferguson - Test N73: Instantaneous Evaluation of Speaking Ability. Esta comparaçao foi realizada com o intuito de verificar se o teste N73 é tão confiável quanto a entrevista oral realizada por falantes nativos. Para tanto, testamos 40 alunos de inglês matriculados na Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa em ambos os métodos e gravamos as amostras para uma melhor avaliação. Uma vez que para a concretização do experimento fazia-se necessário termos um segundo teste, o qual iria servir de base para uma comparação com o N73, fizemos um levantamento das diferentes maneiras existentes de avaliar a habilidade oral, e dos conceitos relacionados com este tipo de teste. Desta mesma forma, visto que só estávamos interessada em testes de comunicação oral, compusemos um relato sobre o que consiste o ato de fala. Após a aplicação de cada teste individualmente, comparamos ambos os resultados para uma verificação do nível de correlação entre os dois métodos de avaliação da proficiência oral. Utilizando métodos estatísticos para a correlação, chegamos ã conclusão de que realmente existe um relacionamento entre ambas as maneiras de testar, e fomos conduzida então, para a comprovação da hipótese do presente trabalho, ou seja, para a comprovação de que o teste N7 3 é tão confiável quanto a entrevista oral para testar a proficiência. Abstract: In this dissertation two methods of measuring oral proficiency are compared: one consisting of an interview with a native speaker; the other a new test put forward by Nicolas Ferguson - N73: Instantaneous Evaluation of Speaking Ability. The purpose of this comparison was to establish whether N73 is as reliable as the oral interview with a native speaker. In order to do this we applied both tests to 40 students of the Anglo-Brazilian Cultural Society, making a tape recording of the samples. Since a second type of test was needed for the purpose of the experiment, as a basis of comparison with N73, we examined the different tests of oral proficiency which exist, and the theories behind them. We also outlined the processes involved in the act of oral communication. After applying each test individually, we compared both sets of results to discover the strength of the correlation between them, the conclusion being that a positive correlation exists, and that the hypothesis, i.e. that the N73 test is as reliable as the interview for testing oral proficiency, has been proved.
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- Teses & Dissertações [10146]