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dc.contributor.advisorFaraco, Carlos Alberto, 1950-pt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Sueli de Fátimapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-05-26T14:40:55Z
dc.date.available2020-05-26T14:40:55Z
dc.date.issued1998pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24321
dc.descriptionOrientador: Carlos Alberto Faracopt_BR
dc.descriptionA Biblioteca possui fita de video com o anexo I: Textos sinalizados em libraspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Pós-graduação em Letraspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Linguísticapt_BR
dc.description.abstractResumo: Os objetivos desta pesquisa envolvem dois aspectos : por um lado, analisar a interferência da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS nas produções textuais de estudantes surdos em diferentes níveis de escolaridade, bem como demonstrar a restrita concepção de linguagem subjacente às metodologias de ensino de Língua Portuguesa para surdos, que acaba por intervir, de forma negativa, em seu aprendizado da mesma; e, por outro lado, a partir dessas constatações, buscar sistematizar alguns critérios de avaliação diferenciada para os surdos, em relação à língua portuguesa. A análise de dados baseou-se em uma pesquisa envolvendo a transcrição de textos sinalizados em LIBRAS, bem como textos escritos em língua portuguesa por estudantes surdos desde as séries iniciais do Ensino Fundamental até o Concurso Vestibular. O trabalho desenvolvido apresenta reflexões teóricas que envolvem as concepções de linguagem e de desenvolvimento humano propostas por BAKHTIN (1990,1992) e VYGOTSKY (1991), respectivamente, assim como a contribuição de estudos sócio-antropológicos da surdez desenvolvidos por SÁNCHEZ (1990, 1991) e SKLIAR (1997, 1998), como subsídio à análise de alguns dos principais encaminhamentos metodológicos realizados na área da surdez. Com base nas pesquisas de FELIPE (1993, 1998), FERREIRA BRITO (1990,1993,1995,1998) e QUADROS(1995,1997), lingüistas brasileiras que vêm desenvolvendo uma teorização específica em torno da LIBRAS, direcionou-se a análise dos dados em seus aspectos morfo-sintático-semânticos, realizando-se a análise comparativa dos textos produzidos em português. Ficou evidente a interferência da LIBRAS nos textos dos surdos, principalmente no que se refere aos aspectos relacionados à pessoa, artigos, elementos de ligação, verbos, organização sintática, gênero e número. Além desta, em alguns casos, pudemos comprovar como a inadequação das metodologias de ensino acabam por gerar um conhecimento lingüístico superficial da língua portuguesa, baseado em generalizações inapropriadas ou em manifestação de comportamentos completamente aleatórios ao escrever. Os critérios de avaliação diferenciada propostos não pretendem se constituir em um conjunto fechado e consensual sobre as possibilidades lingüísticas dos surdos em relação à escrita, senão em um referencial para assentarmos as bases para uma discussão mais ampla sobre a implementação de políticas educacionais voltadas ao reconhecimento das diferenças.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of this research entail two aspects : first, the analysis of the interference of the Brazilian Language of Signs - LIBRAS for the deaf students' textual productions in different levels of schooling, as well as demonstrate the restrict conception of language implied in the teaching methodology of the Portuguese Language for deaf students, wich interfere, on a negative way, in their apprenticedship; second, from these findings, thus aiming to sort out some differentiate criteria for deaf evaluation, with regards to the Portuguese Language. The data analysis has been based on a research involving the transcription of texts for deaf people in LIBRAS, as well as written texts in Portuguese for deaf students from the first grade of Fundamental Teaching up to Entrance Examination. The developed research presents theoretical reflexions which involve the language conceptions and human development proposed by BAKHTIN (1990, 1992) and VYGOTSKY (1991) respectively, as well as the socio-anthropological of deafness developed by SÁNCHEZ (1990, 1991) and SKLIAR (1997, 1998) as subsidy to the analysis of some of the main methodological concerns carried out in deafness area. Based on FELIPE'S (1993, 1998), FERREIRA BRITO'S (1990, 1993, 1995, 1998) and QUADROS'S (1995, 1997), researches of Brazilian linguists who have been developing a specific theory on LIBRAS, directed towards the data analysis in their morpho semantic syntatic aspects, developing the comparison analysis of texts written in the Portuguese Language. The LIBRAS interference has become evident to the aspects mainly related to persons, articles, linking elements, verbs, syntax, gender and number. Apart from these, in some cases, we could prove as na inadéquation of teaching methodologies end up generating a superficial linguistic knowledge of the Portuguese language, based on either inadequated generalizations or on behavioral demonstrations completely aleatory in writing. The differed assesment criteria proposed do not intend to comprise a concensus and closed group on linguistic possibilities of the deaf in relation to the writing, but a referential for us to establish the basis for a broader discussion about the implementation of educational policies towards the awareness of the differences.pt_BR
dc.format.extentxi, 216 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLinguagem por sinaispt_BR
dc.subjectSurdos - Escritapt_BR
dc.subjectLingua portuguesa - Estudo e ensino - Surdospt_BR
dc.subjectSurdos - Meios de comunicaçãopt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.titleSurdez e linguagens : é possível o diálogo entre as diferenças?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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