Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMonteiro, Sandra Lopes, 1952-pt_BR
dc.contributor.authorAyres, Rosane Aparecida Macielpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Ciências Humanaspt_BR
dc.date.accessioned2020-03-11T16:47:19Z
dc.date.available2020-03-11T16:47:19Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24285
dc.descriptionOrientadora : Sandra Lopes Monteiropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Pós-graduação em Letras. Defesa: 05/11/2003pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem como finalidade investigar os pressupostos teóricos que norteiam o ensino/aprendizagem do Inglês como língua estrangeira e a sua relação teoría-prática dentro do Curso de Capacitação E590 (curso de educação a distância). Este curso foi oferecido pela Open University, em formato piloto para professores de Língua Inglesa da Rede Pública do Ensino Fundamental e Médio do Estado do Paraná. O trabalho tem como objeto de estudo a análise do livro texto "Teaching and Learning English" (editado pela Open University) adotado no referido curso. Os objetivos que norteiam essa pesquisa são: (a) reconhecer quais as teorias relacionadas ao ensino/aprendizagem de língua estrangeira encontram-se subjacentes à obra Teaching and Learning English; (b) definir, a partir do corpus analisado, como as teorias presentes se articulam com a prática, ressaltada a especificidade das atividades que decorrem da EAD; (c) identificar como as teorias da reflexão crítica (Zeichner, Shön, Smyth) articulam-se com as atividades propostas pelo referido curso. Os resultados deste estudo indicam que as atividades sugeridas pelo material do curso contém elementos para uma abordagem reflexiva, embora algumas delas enfoquem apenas os níveis técnico e prático, não permitindo que o professor alcance o nível crítico dentro das suas ações pedagógicas. Palavras-chave: Aquisição/aprendizagem de língua estrangeira; Educação a Distância; Capacitação do professor.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims the investigation of the theoretical implications that guide the This research aims the investigation of the theoretical implications that guide the teaching and learning of English as a foreign language and the relationship between theory and practice within the "Curso de Capacitação E590" ( distance education course). This course was offered by the Open University, in a pilot program, to the English language teachers of the public schools in the state of Paraná, from "Ensino Fundamental e Médio". This study intends to analyse the text book Teaching and Learning English, published by the Open University and used in the course. The purposes that guide this research are: (a) recognize which theories related to the teaching and learning process of a foreign language underlie the contents of the book Teaching and Learning English; (b) define, through the analysed corpus, how the presented theories are linked to the practice, emphasizing the specific nature of the activities resulting from the EAD; (c) identify how the critical reflection theories (Zeichner, Shön, Smyth) are linked to the activities proposed by the mentioned course. The findings of this study indicate that the activities suggested by the course book present elements of a reflective approach even though some of the activities are focused on technical and practical levels which do not allow the teachers to achieve a critical level in their pedagogical action. Key-words: foreign language acquisition; distance education; teachers improvement.pt_BR
dc.format.extent155 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua estrangeira - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.titleFormação ou capacitação do professor? : uma análise das teorias de ensino-aprendizagem subjacentes à obra "Teaching and learning english: a course for teachers"pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples