• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Interpretação e atribuição de significado : que pressupostos são relevantes durante o processo de escuta na clínica psicanalítica? Um estudo na perspectiva pragmática

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Tese Impressao Final.pdf (1.948Mb)
    Data
    2010
    Autor
    Vicenzi, Eduardo
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Nesta tese propomos a análise do modelo de atribuição de significado e interpretação utilizado pelo psicanalista no contexto clínico a partir da perspectiva linguística/pragmática da Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986/2001). Na primeira parte do nosso trabalho apresentamos o ‘estado de arte’, revisitando algumas das teorias pragmáticas mais significativas e apresentamos também os conceitos e pressupostos básicos da Teoria da Relevância. No terceiro capítulo retornamos à obra freudiana para expormos os conceitos psicanalíticos que fundamentam a forma como o psicanalista interpreta o que o paciente comunica em sessão. Na segunda parte da tese descreveremos a elaboração e aplicação de um estudo de campo com um grupo de 7 psicanalistas, estudo este desenvolvido com a finalidade de coletar dados relativos à forma como os participantes da pesquisa entendem ser um modelo psicanalítico de atribuição de significado em contexto clínico. Finalmente, no capítulo 5, utilizando a Teoria da Relevância como paradigma de análise, realizaremos a discussão dos dados colhidos no estudo de campo e identificamos as principais similaridades e distinções entre o modelo interpretativo psicanalítico e o pragmático.
     
    Abstract: In this dissertation, we propose an analysis of the model of attribution of meaning used by the psychoanalyst in the clinical context with the linguistic/pragmatic perspective of the Relevance Theory developed by Sperber and Wilson (1986/2001). In the first part of the work we present the ‘state of the art’, reviewing some of the most significant pragmatic theories, and we also present the basic concepts and pressupositions of the Relevance Theory. In the second chapter, we revisit the works of Freud, in order to expose the psychoanalystic concepts which are basic to the way psychoanalysts interpret what patients communicate in the sessions. In the third part of the dissertation, we describe the elaboration and the application of a field study with a group of seven psychoanalysts, developed with the aim of gathering data relative to the way subjects understand how a psychoanalytical model of attribution of meaning in the clinical context should be. Finally, in chapter 5, using the Relevance Theory as a paradigm for analysis, we discuss the data collected in the field study and identify the main similarities and differences between the psychoanalytical and the pragmatic model of interpretation.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/24228
    Collections
    • Teses & Dissertações [10558]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV