Unspeakable things (un)spoken : the representation of black women in Toni Morrison's Beloved
Resumo
Resumo: Este trabalho consiste de uma investigação sobre a representação da mulher negra no romance Beloved, de Toni Morrison, do ponto de vista da mãe escrava. O principal objetivo foi o de demonstrar como Morrison busca na história, na memória, na magia e na imaginação meios de inverter noções ocidentais sobre o feminino e a maternidade e de criar novas possibilidades para essa representação. A fim de demonstrar este ponto de vista, primeiro estudei a herança cultural e literária híbrida de Toni Morrison. Após, investiguei a relação entre a História e a Literatura, baseando-me principalmente no conceito de história como um entremeio entre o mundo real e o imaginário. Também analisei o Realismo Mágico e sua relação com a história de acordo com as idéias de Alejo Carpentier e Frederick Jameson. Em seguida, especulei sobre o narrar mágico-realista como um meio de aumentar a significância de um texto, como proposto por Scott Simpkins. Meu próximo passo foi analisar as narrativas da escravidão tanto como documentos históricos quanto como trabalhos ficcionais e mostrar como a descrição do feminino nestas narrativas ajudou a formar uma imagem negativa da mulher negra. Em seguida, contei com a ajuda de algumas idéias de Bakhtin sobre as relações dialógicas que ocorrem dentro da linguagem, e com seus conceitos de polifonia e discurso quase-direto como meio de iluminar algumas das estratégias narrativas empregadas por Morrison. Finalmente, todas estas idéias mostram que Morrison consegue resgatar a voz reprimida da mulher negra, tanto na literatura quanto na vida, com uma maestria singular. Abstract: This work consists of an investigation about the representation of black women in Toni Morrison's Beloved from the point of view of the slave mother. The main objective was to demonstrate how Morrison draws on history, memory, magic and imagination in order to invert Western assumptions about femininity and motherhood and to create new possibilities for this representation. In order to prove this point, I studied first Morrison's hybrid cultural and literary heritage. After, I investigated the relationship between History and Literature, relying basically on the concept of history as an intersection between the real and the fictive worlds. I also analyzed the development of Magic Realism drawing on Alejo Carpentier's definition and on Frederick Jameson's reconceptualization of the term, as an attempt to investigate the connection Realist story-telling as a means to improve the significance of texts, as proposed by Scott Simpkins. My next stage was to analyze the slave narratives both as historical documents and fictional works, to show how the depiction of the slave women in these narratives helped to shape a negative image both in literature and in life. Additionally, I relied on some of Bakhtin's ideas about the dialogical relationships within language, heteroglossia and quasi-direct discourse in order to highlight some of the narrative strategies employed by Morrison. Finally, all these ideas show that Morrison succeeds in rescuing the erased voice of the black woman both in literature and in life with a singular mastery.
Collections
- Teses & Dissertações [9608]