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dc.contributor.otherSegatto, Andrea Paulapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.creatorSpuldaro, Juliano Danilopt_BR
dc.date.accessioned2024-11-08T14:56:59Z
dc.date.available2024-11-08T14:56:59Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/23506
dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Andréa Paula Segatto Mendespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 2008pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls.90-95pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e organizaçõespt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo teve por objetivo identificar a forma como os valores dos atores das organizações influenciam o processo de adoção da inovação tecnológica com base nos conceitos da Teoria Evolucionária e alguns dos pressupostos da Teoria Institucional referentes à análise organizacional. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi adotado um estudo exploratório, com o desenvolvimento do estudo de três casos de empresas que adotaram a mesma inovação tecnológica para análise das fases do processo e os valores e suas influências. As fases do processo de adoção da inovação tecnológica foram identificadas nos casos estudados com o uso de modelo adaptado de Rogers (2003) e também os valores presentes no processo de adoção da inovação, tendo como base a interpretação dos atores. Os valores foram segurança e produtividade em todos os casos, parceria e conforto em dois casos e flexibilidade e qualidade em apenas um caso; as fases do processo em que os valores eram percebidos se alteravam de caso para caso. A pesquisa permitiu também salientar a questão da legitimidade da organização fornecedora e de seu fundador, assim como a presença de isomorfismo. Desse modo, a leitura dos valores e do modo como influenciaram o processo permitiu perceber que houve uma influência principalmente quanto a promover a adoção da inovação com base nos valores identificados nos caso.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aimed to identify how the actor's personal values influence the process of adoption of technological innovation based on concepts regarding the evolutionary theory, as well as some aspects of the organizational analysis of Institutional Theory. As such, to attain the objectives, an exploratory research method was executed, with three case studies of companies that adopted the same technological innovation to the analyses of the process stages as well as the personal values and their influences. Therefore, the stages of the technological innovation's adoption process were identified in the studied cases based on Rogers (2003), along with the values present in the adoption process considering the interpretation of the actors. The values identified were safety and productivity in all the cases, partnership in two of the cases and flexibility and quality in only one of the cases, even though the stages of the process that presented these values were different from case to case. The research also emphasized the legitimacy of the supplier organization and its founder, as well as the presence of isomorphism. In this sense, comprehending the values and how they influenced the process evidenced an influence especially regarding the promotion of the adoption of innovations based on the values identified in the cases.pt_BR
dc.format.extent103f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectMudançapt_BR
dc.subjectValorespt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleAdoção de inovação tecnológica na perspectiva institucional de análisept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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