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dc.contributor.otherPrzybycien, Regina, 1949-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.creatorDuck, Jackeline Peterspt_BR
dc.date.accessioned2022-11-29T17:57:01Z
dc.date.available2022-11-29T17:57:01Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/22814
dc.descriptionOrientadora: Profa. Regina Przybycienpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 11/02/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls.133-140pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos Literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação propõe a leitura de dois textos ficcionais: A hora da estrela de Clarice Lispector e "Senhor Diretor" de Lygia Fagundes Telles sob a perspectiva dos estudos de gênero. Analiso como as relações de gênero são construídas nas narrativas e como estas são articuladas pela ideologia dominante. Utilizo-me das formulações teóricas de Elaine Showalter, Teresa de Lauretis e Rita Felski a fim de usar gênero como uma ferramenta analítica para a minha leitura. Além disso, com o auxílio do pensamento de Michel Foucault, discuto a sexualidade como um elemento fundamental para a naturalização dos papéis de gênero, na medida em que esta contribui para conferir estatutos diferentes aos homens e às mulheres. Nas duas narrativas, analiso personagens femininas aprisionadas em modelos patriarcais. Em A hora da Estrela, Clarice Lispector dá voz a um narrador masculino, que por sua vez cria uma protagonista feminina, Macabéa. Em " Senhor Diretor", o narrador explora imagens e espaços e entra na mente da personagem para mostrar o absurdo dos códigos sociais que regulam o comportamento feminino. Como resultado, os questionamentos levantados por essas duas obras literárias nos fazem refletir sobre a situação social das mulheres. Da mesma forma, uma leitura sob a perspectiva dos estudos de gênero pode transformar a nossa percepção sobre os sentidos de uma obra literária.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation proposes a reading of two fictional works: Clarice Lispector's A hora da estrela and Lygia Fagundes Telles’ "Senhor Diretor" from the perspective of gender studies. I examine how gender relations are constructed in the narratives and how these relations are articulated by the dominant ideology. I turn to the theoretical formulations of Elaine Showalter, Teresa de Lauretis and Rita Felski in order to use gender as an analytical tool for my reading. Furthermore, with the help of Michel Foucault’s thought, I discuss sexuality as a key element for the naturalization of gender roles, since sexuality helps to confer different status to men and women. The two narratives I examine present female characters imprisoned in patriarchal models. In A hora da estrela, Clarice Lispector creates a narrative play by giving voice to a male author/narrator who, in turn, in the narrative, creates the female protagonist Macabéa. In "Senhor Diretor" the narrator explores images and spaces and plunges into the character’s mind in order to show the bsurdity of the social codes which regulate female behavior.Thus, the questionings that these two literary works raise can bring reflections about the women’s social situation. By the same token, a reading from the perspective of gender studies can change our perception about the meanings of a literary work.pt_BR
dc.format.extent140f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLispector, Clarice, 1920-1977pt_BR
dc.subjectTelles, Lygia Fagundes, 1923-2022pt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectSexopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleA Hora da Estrela e "Senhor Diretor" : uma leitura sob a perspectiva de gêneropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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