Os usos da louça branca de colombo : aspectos identitários e discursos do poder a partir do diálogo entre história e arqueologia
Visualizar/ Abrir
Data
2008Autor
Morales, Martha Helena Loeblein Becker
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Este trabalho propõe o estudo do caso da Fábrica de Louças Colombo, estabelecimento que desenvolveu produção cerâmica entre 1897 e 1926, no município de Colombo, região metropolitana de Curitiba, Paraná, sob a perspectiva da Arqueologia Histórica. Visando expandir o leque de possibilidades interpretativas, o conjunto de fontes é constituído por registros escritos e cultura material, postos em diálogo para contemplar a heterogeneidade de situações experimentadas pelos grupos associados à fábrica. O objetivo central do trabalho é refletir sobre a relação entre passado e presente, de um ponto de vista que branja desde o exercício da pesquisa em si, com suas escolhas e posicionamentos, até as considerações feitas a partir de análises da documentação primária. Dessa forma, a questão fundamental que desempenha o papel de eixo entre os capítulos é a formação das identidades, a do pesq isador, a dos autores que com seus textos constroem determinadas imagens públicas da fábrica e seus proprietários e a do grupo envolvido mais diretamente com a confecção dos artigos em louça. Para dar conta de tal amplitude, parte-se do pressuposto de que o estudo do passado é uma construção do presente, que onstantemente inventa e reinventa, seleciona, omite e legitima de acordo com interesses bem definidos. Abstract: This dissertation focuses on Fábrica de Louças Colombo, a factory which produced ceramics between 1897 and 1926, at the city of Colombo, in the state of Parana. Considering the approach of Historical Archaeology, the main idea is to discuss a case study based upon written evidence and material culture to perceive the heterogeneity of situations experimented by the various groups associated with the factory. This research is based on a post-processual approach to rethink the relationship between past and present and to discuss the role of the archaeologist during this process. Therefore, the focus is also on the role played by different forms of identities, those which can be read at the written sources, which built a certain public image of the factory and its owners, and those associated to the manufacturing of the ceramics. To achieve such a wide goal, the text is based on the assumption that the study of the past is a construction of the present that is constantly inventing and reinventing, choosing, omitting and legitimating, according to very well defined interests.
Collections
- Teses & Dissertações [9336]