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dc.contributor.authorDaher, Joseane Zanchipt_BR
dc.contributor.otherLima, Edilene Coffaci de, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherCunha, Edgar Teodoro dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-04T16:34:17Z
dc.date.available2020-02-04T16:34:17Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/22638
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Edilene Coffacipt_BR
dc.descriptionCo-Orientador: Edgar Teodoro da Cunhapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Antropologia. Defesa: Curitiba, 13/12/2007pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls.123-128pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Antropologia socialpt_BR
dc.description.abstractResumo: Essa dissertação apresenta e analisa dois filmes de Siã Kaxinawá: Fruto da Aliança dos Povos da Floresta, de 1987, e Os povos do Tinto René, de 1991. Os dois filmes, cada um a seu modo, abordam a Aliança dos Povos da Floresta, como ficou conhecido o movimento de índios e seringueiros que teve lugar no Acre na segunda metade da década de 1980 e início de 1990. Ambos os filmes foram realizados em momentos históricos, políticos e econômicos bastante distintos, embora, como tentarei mostrar, bastante interligados. Por meio das imagens de Siã se faz possível traçar o perfil etnográfico dos Kaxinawá e abordar temas de importância antropológica, como alteridade, construção da identidade, ritual, cultura, política, história e economia. Suas imagens também servem de substrato para uma incursão nos estudos inematográficos tanto indígenas quanto não-indígenas e na relação travada entre eles.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research presents and is based on the analysis of two films by Siã Kaxinawá, Fruto da Aliança dos Povos da Floresta (1987) and Os Povos do Tintó René (1991). The making of the two films, each one in its own way, approaches the Aliança dos Povos da Floresta, a movement made by indians and rubber tappers which took place in Acre state, in the Amazon, on the second half of 1980 and beginning of 1990. Although interrelated, the two films portray very distinct historical, political and economical moments, as I will try to show in this dissertation. Siã’s images made possible to trace an ethnographical profile of the Kaxinawá group approaching themes of anthropological importance. The alterity, the construction of identity, ritual, politics, history and economy are the subjects implied in his films. The images also serve as a substract for an incursion on the cinematographic studies both indigenous and non-indigenous and on the relationship between them.pt_BR
dc.format.extent135f. : il. [algumas color.].pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Antropologiapt_BR
dc.subjectÍndios - Antropologiapt_BR
dc.subjectIndios - Culturapt_BR
dc.subjectSeringueirospt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.titleCinema de índio : uma realização dos povos da florestapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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