Análise contrastiva do nível linguístico entre os alunos de meio urbano e rural do Município de São José do Pinhais
Resumo
Resumo: Esta dissertação relata uma pesquisa de campo realizada com alunos da quarta série do 1º grau do meio urbano do município paranaense de São José dos Pinhais. O objetivo principal desta pesquisa foi verificar o nível lingüístico dos alunos, pais e professores residentes em meio urbano, com a finalidade de contrastá-lo com o nível lingüístico, já anteriormente verificado, dos alunos, pais e professores residentes em meio rural. O segundo objetivo visa testar variáveis econômico-culturais dos pais e professores do meio urbano, para verificar se estas se correlacionam positivamente com o desempenho lingüístico dos alunos pesquisados. Para esses fins foram utilizados questionários padronizados que testaram o conhecimento teórico da língua Portuguesa dos alunos e professores e sua capacidade de compreender um texto e de utilizar a linguagem-padrão. Para detectar o nível lingüístico dos pais dos escolares foram utilizados questionários testando apenas sua capacidade de utilizar a linguagem-padrão. Com relação às variáveis a serem correlacionadas com o nível lingüístico dos alunos, aplicou-se um questionário de informação aos professores e um questionário econômico-cultural aos pais. O resultado mostrou que os escolares do meio urbano possuem nível lingüístico superior ao dos escolares do meio rural. Os professores do meio urbano possuem igualmente nível lingüístico superior ao dos professores do meio rural . Esta diferença, no entanto, e relativamente pequena. As variáveis extra lingüísticas testadas revelaram influência positiva no desempenho lingüístico dos escolares do meio urbano. Abstract: This dissertation consists of field research carried out among students of the fourth grade of primary school in the urban area of São José dos Pinhais, a municipal district of Parana. The main objective of this research was to verify the linguistic level of urban students, parents and teachers, in order to contrast it with the linguistic level of rural students, parents and teachers, which had previously been verified. The second objective was to test certain economical and cultural variables of the urban parents and teachers in order to discover a possible correlation with the linguistic performance of the students. Questionnaires were applied to the students and teachers - to elicit information about their theoretical knowledge of Portuguese, and about their ability to understand a given text and to use the standard variety of the language. The parents' linguistic level was established on the basis of a single questionnaire which tested their capacity to use the standard language. An information questionnaire was applied to the teachers and an economical and cultural questionnaire to parents, in order to gather data to be correlated with the students' linguistic level. The results showed that the urban students' linguistic level is superior to that of the rural students. The urban teachers' linguistic level is also superior to that of the rural teachers, but the difference is minimal. The extra-linguistic variables that were tested showed that they have a positive influence on the urban students' linguistic performance.
Collections
- Teses & Dissertações [10016]