Educação através do design e as práticas educacionais sobre consumo sustentável no ensino fundamental público de Curitiba : panorama e possibilidades
Resumo
Resumo: Esta pesquisa trata sobre a aplicação da Educação através do Design (EdaDe) para abordar o tema consumo sustentável no Ensino Fundamental. A reflexão sobre os atuais padrões de produção e consumo é extremamente necessária na contemporaneidade, tendo em conta as consequências sociais e ambientais de tais modelos. A EdaDe é uma proposta pedagógica que visa desenvolver atividades de design como forma de ensino e aprendizagem. O objetivo deste trabalho é encontrar formas de incluir a EdaDe nas atividades sobre consumo sustentável que já são praticadas em escolas municipais de Curitiba, a fim de melhorá-las. Procurou-se identificar as contribuições fornecidas pela proposta à abordagem atual do consumo sustentável em sala de aula. Ao mesmo tempo, espera-se valorizar a experiência dos professores e o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem. Trata-se de um estudo exploratório, realizado através de pesquisa bibliográfica e análise documental. Foram tomadas como base práticas educativas desenvolvidas em 2007, por professores de escolas públicas de Curitiba, através do Projeto Escola & Universidade (mantido pela Secretaria Municipal da Educação). Os dados foram coletados a partir de relatórios elaborados pelos professores sobre as atividades desenvolvidas por eles no decorrer de seus projetos. Os resultados permitiram traçar um panorama sobre o trabalho desenvolvido nas escolas públicas de Curitiba sobre consumo sustentável e indicar a inclusão ou reformulação de atividades, alinhando as práticas educativas atuais à EdaDe. Abstract: This research is about the application of the Educação através do Design – EdaDe [Education through Design] to address the issue of sustainable consumption in Elementary School. Nowadays, the reflection on current production and consumption patterns is extremely required, given the environmental and social consequences of such models. EdaDe is an initiative to develop educational activities of design as a way of teaching and learning. The purpose of this work is to devise ways to include EdaDe in the activities on sustainable consumption that are already practiced in municipal schools of Curitiba, in order to improve them. We sought to identify the contributions provided by design to the approach of the question in the classroom. At the same time, we expect to value the current experience of teachers and the involvement of students in the learning process. This is an exploratory study, conducted through literature research and documental analysis. Educational practices developed in 2007 by teachers of public schools in Curitiba, through Project School & University (maintained by the Municipal Department of Education) were taken as basis. Data were collected from reports written by teachers about the activities undertaken by them during their projects.
Collections
- Teses & Dissertações [10146]