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dc.contributor.otherChaves Neto, Anselmo, 1945-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenhariapt_BR
dc.creatorSquarcio, Roberto Mauro Felixpt_BR
dc.date.accessioned2025-05-28T17:06:18Z
dc.date.available2025-05-28T17:06:18Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/22177
dc.descriptionOrientador : Anselmo Chaves Netopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia e Ciências Exatas, Departamento de Construção Civil e de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 20/11/2009pt_BR
dc.descriptionBibliografia: f. 99-105pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Mecânica Computacionalpt_BR
dc.description.abstractResumo: A avaliação quantitativa do risco em oleodutos submetidos à corrosão tem sido objeto de extensas pesquisas, principalmente por empresas ligadas ao setor, entre elas, a Petrobras. Este trabalho estima a pressão de falha e, conseqüentemente a probabilidade de falha, em oleodutos danificados utilizando o método de Monte Carlo e comparando os resultados obtidos com outros meios de avaliação estrutural. O método de simulação de Monte Carlo emprega sequências de números aleatórios e suas distribuições de probabilidade para estimar parâmetros de uma população. Também são apresentadas variações da técnica de simulação pura, isto é, técnicas de redução da variância e redução na quantidade de números randômicos gerados observando-se considerável ganho computacional. Conceitos de inferência estatística permitem que seja realizada a análise da variância dos resultados obtidos nesta simulação. A revisão bibliográfica também apresenta outros processos para obter-se a probabilidade de falha dos oleodutos, ou seja, modelos numericos por Elementos Finitos e os métodos semi-empíricos, aplicados pelas normas ASME B31G, 085dL, Effective Area, RPA, PCORRC e BS-7910. Na formulação da cinemática das deformações são consideradas as características geométricas da corrosão e as especificações do material do oleoduto, isto é, a profundidade do defeito, o diâmetro da tubulação, o comprimento do defeito, a pressão do fluido, a tensão de escoamento do material do duto e a espessura da parede da tubulação. As distribuições de probabilidade que se ajustaram aos dados foram a Normal (Gaussiana) e a log-normal e a validade do ajuste foi verificada pelos testes de aderência. O programa experimental é desenvolvido em ambiente Matlab.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The quantitative evaluation of the risks involved in pipelines submitted to corrosion hadbecome object of extensive researches, mainly by companies related to the industry,amongst them, Petrobras. This study appraises the failure pressure and, hence thefailure probability in damaged pipelines through the Monte Carlo method andcomparing the achieved results with other structural evaluation methods. The MonteCarlo simulation method consists on random number sequences and their subsequentprobability distributions to estimate parameters of a given population. Also, puresimulation technique variation are presented, in other words, variance reductiontechniques and a reduction of the amount of random numbers generated meaningsubstantial computational gains. Statistical inference concepts allow for a varianceanalysis of the results accomplished in this simulation. The bibliographical review alsopresents other processes to attain pipelines’ failure probability, that is, numeric modelsfor Finite Elements and the semi empirical methods applied according to ASME B31G,085dL, Effective Area, RPA, PCORRC and BS-7910 standards. On the deformitycinematic formulation, corrosion geometrical characteristics are taken in accountalongside with the pipeline material’s specifications, that is, failure depth, pipingdiameter, failure length, fluid’s pressure, duct’s material flow tension and piping’s wallthickness. The probability distributions adjusted to the data were Normal (Gaussian)and log-normal and the adjustment’s legitimacy has been verified by the adherencetests. The experimental program is developed on a Matlab environment. pt_BR
dc.format.extent[16], 106f. : il. [algumas color.].pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMonte Carlo, Método dept_BR
dc.subjectOleodutospt_BR
dc.subjectCorrosãopt_BR
dc.subjectAnálise numéricapt_BR
dc.titleAnálise da confiabilidade de oleodutos corroídos utilizando o Método de Monte Carlo : um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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