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dc.contributor.authorPereira, José Antoniopt_BR
dc.contributor.otherInvernizzi Castillo, Noela, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-12-09T19:51:17Z
dc.date.available2020-12-09T19:51:17Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/21924
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Noela Invernizzipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/10/2009pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho teve como objetivo criar insumos para pensar a qualificação profissional, no contexto das novas condutas cognitivas requeridas para a projetação de produto, em ambientes virtuais digitais. Para isso desenvolveu-se uma síntese teórica sobre projetação de produto e produção de conhecimento, que foi posteriormente aplicada, como ferramenta analítica, a um caso concreto. A pesquisa de documentação indireta encontrou, na grande maioria das fontes consultadas, a predominância de discussões sobre as exterioridades do virtual digital. A tentativa de superação das lacunas e deficiências encontradas, fez da síntese teórica o ponto central deste trabalho. Na documentação direta, a abordagem foi a de estudo de caso comparado, onde foram selecionadas duas indústrias do setor cerâmico, localizadas na região de Campo Largo, Paraná. O critério decisivo de seleção destas indústrias foi o fato de que uma terceiriza a sua produção na outra. A constatação central deste trabalho foi que a codificação e transposição de conhecimentos explícitos para os sistemas virtuais digitais, voltados à projetação de produto, permitem a criação de conhecimentos tácitos virtuais digitais através da emulação digital do binário virtual-atual. A partir desta constatação, foi possível entender que assim como o atual se move através da inteligência e o virtual através do conhecimento, o atual digital move-se através da inteligência artificial e o virtual digital através do conhecimento artificial. Sob esta perspectiva, as limitações técnicas e representacionais podem, enquanto limitações de qualificação para a projetação de produto, ser superadas com os conhecimentos tácitos virtuais digitais.pt_BR
dc.format.extent149 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectQualificações profissionaispt_BR
dc.subjectProdutos novos - Projetospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO virtual digital na projetação de produtos e a qualificação profissionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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