dc.contributor.author | Pereira, José Antonio | pt_BR |
dc.contributor.other | Invernizzi Castillo, Noela, 1965- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-09T19:51:17Z | |
dc.date.available | 2020-12-09T19:51:17Z | |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/21924 | |
dc.description | Orientadora: Profª Drª Noela Invernizzi | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/10/2009 | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho teve como objetivo criar insumos para pensar a qualificação profissional, no contexto das novas condutas cognitivas requeridas para a projetação de produto, em ambientes virtuais digitais. Para isso desenvolveu-se uma síntese teórica sobre projetação de produto e produção de conhecimento, que foi posteriormente aplicada, como ferramenta analítica, a um caso concreto. A pesquisa de documentação indireta encontrou, na grande maioria das fontes consultadas, a predominância de discussões sobre as exterioridades do virtual digital. A tentativa de superação das lacunas e deficiências encontradas, fez da síntese teórica o ponto central deste trabalho. Na documentação direta, a abordagem foi a de estudo de caso comparado, onde foram selecionadas duas indústrias do setor cerâmico, localizadas na região de Campo Largo, Paraná. O critério decisivo de seleção destas indústrias foi o fato de que uma terceiriza a sua produção na outra. A constatação central deste trabalho foi que a codificação e transposição de conhecimentos explícitos para os sistemas virtuais digitais, voltados à projetação de produto, permitem a criação de conhecimentos tácitos virtuais digitais através da emulação digital do binário virtual-atual. A partir desta constatação, foi possível entender que assim como o atual se move através da inteligência e o virtual através do conhecimento, o atual digital move-se através da inteligência artificial e o virtual digital através do conhecimento artificial. Sob esta perspectiva, as limitações técnicas e representacionais podem, enquanto limitações de qualificação para a projetação de produto, ser superadas com os conhecimentos tácitos virtuais digitais. | pt_BR |
dc.format.extent | 149 f. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Educação | pt_BR |
dc.subject | Qualificações profissionais | pt_BR |
dc.subject | Produtos novos - Projetos | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | O virtual digital na projetação de produtos e a qualificação profissional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |