Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSteiner, Maria Teresinha Arns, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherSmiderle, Andreia, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenhariapt_BR
dc.creatorCapri, Marco Antonio Velascopt_BR
dc.date.accessioned2025-04-29T18:52:22Z
dc.date.available2025-04-29T18:52:22Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/2175
dc.descriptionOrientadora: Maria Teresinha Arns Steinerpt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Andreia Smiderlept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setores de Tecnologia e Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 2005pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexopt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Programação matemáticapt_BR
dc.description.abstractResumo: O uso temporário das vagas de estacionamento existentes ao longo das ruas nas regiões de grande concentração de veículos em uma cidade é uma necessidade para que todos os usuários possam usufruir deste espaço. Para que se garanta uma rotatividade nestes estacionamentos, foi implantada em diversos centros urbanos a estrutura conhecida como Estacionamento Rotativo Regulamentado. Para o desenvolvimento deste trabalho, tomou-se como modelo os dados relativos ao município de Ponta Grossa-PR. O objetivo deste trabalho é obter de forma eficaz e eficiente a distribuição dos trechos de quadra em setores a serem percorridos pelos orientadores (fiscais) e a determinação das áreas compostas por estes setores, de forma a minimizar a distância total a ser percorrida pelos mesmos, otimizando o seu trabalho de fiscalização. Além disso, o trabalho visa a informatização de todo processo de distribuição dos setores a serem supervisionados, garantindo a automatização do mesmo. Na metodologia aqui apresentada foram utilizadas algumas técnicas da área de Pesquisa Operacional. Inicialmente tratou-se do problema em questão, como um problema das p-medianas, usando comparativamente a heurística de Teitz e Bart e as meta-heurísticas, Algoritmo Genético e Busca Tabu, assim como as suas combinações. A partir da definição das medianas, efetuou-se a formação dos clusters através de uma combinação do algoritmo de Transportes com o algoritmo de Designação, ficando assim determinados os setores a as áreas a serem fiscalizados.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The temporary use of the existing parking places on busy streets in a city is needed to allow all users to access available space in turns. In order to assure the turnover of these parking areas, several urban areas implanted a new structure, known as Regular Turnover Parking. To develop this work, data from the city of Ponta Grossa-PR, were used as model. The objective of this work is to get an efficient distribution of sectors of the blocks into sections objective to be run by the fiscals and the determination of the compound areas by these sections, so that the whole distance be minimized, optimizing their work of checking. Furthermore, the work aims to adjust the whole process of the distribution of the sections to be supervised into suitable software, allowing working people to use the computer with it. In the methodology presented here, some techniques from the Operational Research were used. Firstly, the mentioned case was treated through the pmedians, comparatively using the heuristic of Teitz and Bart and the metaheuritics, Genetic Algorithm and Tabu Search, as well as their combinations. From the median definitions, the formation of the clusters were done through a combination of the algorithm of the transport with the algorithm of Designation, this way the sections and the areas to be checked were determined.pt_BR
dc.format.extentxviii, 102f. : il., mapas., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAlgorítmos genéticospt_BR
dc.subjectPesquisa operacionalpt_BR
dc.subjectEstacionamento de automóveis - Métodos de simulaçãopt_BR
dc.subjectAnálise numéricapt_BR
dc.titleOtimização no serviço do estacionamento rotativo regulamentado utilizando técnicas da pesquisa operacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples