Autoria e interpretaçao tutorial de soluçoes alternativas para promover o ensino de programaçao de computadores
Resumo
Resumo: O presente trabalho aborda linguagens e ferramentas de autoria assim como Sistemas Tutores Inteligentes (STI) para apoiar o ensino de programação de computadores. Até então, nenhum trabalho apresentou um sistema de autoria para desenvolvimento de STIs nessa categoria e nem ferramentas independentes da linguagem ensinada. Além disso, as ferramentas existentes ou restringem demais a criatividade do aluno ou falham em prover um feedback com alto valor cognitivo agregado. Esse trabalho aborda a construção de ambas as ferramentas, procurando apresentar abordagens que tratem de ambas as limitações mencionadas. Ao final, são apresentadas algumas direções futuras que trabalhos futuros podem tomar a partir do estado atual de desenvolvimento deste trabalho. Abstract: This work approaches languages and authoring tools as well as Intelligent Tutoring Systems (ITS) to support teaching of computer programming. So far, no work presented an authoring system to develop tutors for programming and neither have anyone developed a language-independent tool. Besides, the existing tools either restrict too much the student's creativity or fail to provide a feedback useful for cognitive development. This work presents approaches to address both limitations. At the end, we present some of the possible directions a future work could follow from the present state of development in this work.
Collections
- Teses & Dissertações [10016]