Representação e ensino a música nas aulas de geografia : emoção e razão nas representações geográficas
Resumo
Resumo: A pesquisa, Representação e Ensino – A Música nas Aulas de Geografia: Emoção e Razão nas Representações Geográficas, trata deste fazer científico e sua transposição para o ensino. Portanto, mostra como a arte musical e seu aparato metodológico junto aos mapas mentais e atividades didático-pedagógicas podem contribuir à educação formal de alunos das séries iniciais do ensino médio, representados por estudantes dos grupos A e B de colégios da rede pública do Estado do Paraná. Para tanto, coloca a vertente humanista cultural como a mais indicada no trato dos saberes. Constata, a importância da relação emoção e razão na evolução do conhecimento, assim como, o subjetivismo e o intersubjetivismo na percepção fenomenológicas representacionais, do individual e coletivo, enquanto sujeito/ator geográfico e social. Pelo lado da geografia escolar, demonstra que a música/canção dinamiza a intencionalidade e equilibra os saberes: conhecer, fazer, ser e viver, pois a linguagem musical facilita a comunicação e a função pedagógica na geografia em sala de aula, além de favorecer abordagem empírica e aplicação das atividades, ressignificando os conteúdos geográficos, proporcionando o resgate das emoções, motivadas pelas canções escolhidas e compartilhadas pelos alunos que concebem percepções e representações signo-imagéticas sistematizadas em textos e imagens configuradas em mapas mentais. Abstract: The research "Representation and Teaching – Music in Geography Classes: the
Emotion and the Reason in the Geographical Representations" approaches the scientific deed and its transposing to the tutorship. Therefore, it shows how the musical art and its methodological apparatus with the mental maps and didactic and pedagogical activities, can contribute to the formal education of beginner pupils of High School, represented by students of groups A and B of public schools of the State of Paraná. So, the cultural and humanistic is the most indicated strand in the means of knowledge. It notes the importance of the relationship between emotion and reason in the development of the knowledge, as well as the subjectivism and intersubjectivism in the representational and phenomenological perception from the individual and from the public, as a social and geographical individual/actor. By the optic of school Geography, it is shown that the music and the songs boost the intentionality and balances the following knowledge: to know, to do, to be and live, because the musical language facilitates the communication and the pedagogical function in Geography in class, yet promotes the empirical approach and the application of the activities, giving other meanings of geographical contents, giving the rescue of emotions motivated by the chosen and shared songs by the pupils who conceive the sign-imaging perceptions and representations systemized in texts and mind-configured pictures.
Collections
- Teses & Dissertações [10544]