Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCanziani, Tatiana de Medeirospt_BR
dc.contributor.otherDalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-19T18:27:00Z
dc.date.available2020-08-19T18:27:00Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/21066
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Rosa Maria Cardoso Dalla Costapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/08/2009pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A TV Paulo Freire é um canal educativo voltado exclusivamente para a comunidade acadêmica - alunos, professores e gestores - da Rede Estadual de Ensino paranaense. Esta dissertação visa verificar como se estabelece na prática de produção desta TV a interface entre a Comunicação e a Educação - Educomunicação - dentro da perspectiva de televisão educativa na América Latina. Para isso, objetiva-se analisar a estrutura administrativa, técnica e pedagógica do Canal que foi criado no ano de 2006 pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná (Seed) que é coordenado pelo Centro de Excelência em Tecnologia Educacional do Paraná (Cetepar), órgão pertencente à Seed. Esse diagnóstico tem o intuito de examinar como se constitui o funcionamento da TV com a finalidade de perceber se essa organização influencia o estilo de produção da programação veiculada pelo Canal. Essa investigação dividiu-se em três momentos: em novembro de 2007 realizou-se um estudo exploratório, no contexto da descoberta e de caráter indutivo, através de inquérito por meio de entrevistas - com quatro diretores (primeiro momento) e questionários aplicados à vinte docentes (segundo momento) - em quatro escolas estaduais do município de Curitiba - Escola Estadual Algacyr Maeder, E.E. Tiradentes, E.E. Dom Pedro II e E.E. Hidelbrando de Araújo - com o objetivo de analisar a recepção da TV Paulo Freire nas escolas estaduais nas quais as antenas parabólicas já haviam sido instaladas e o uso do audiovisual aliado ao processo de ensino-aprendizagem; culminando com o terceiro momento, também de inquérito por meio de questionários, em que dez profissionais pertencentes às equipes técnica, administrativa e pedagógica da TV Paulo Freire, apontaram como se organiza o Canal paranaense.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: La TV Paulo Freire es un canal educativo que se vuelve exclusivamente a la comunidad académica - alumnos, profesores y gestores - de la Red Estadual de Enseñanza de Paraná. Esta disertación visa verificar como se establece en la práctica de producción de la "TV Paulo Freire" la interfaz entre Comunicación y Educación - Educomunicación - en la perspectiva de la televisión educativa en Latino América. Para eso, se objetiva analizar la estructura administrativa, técnica y pedagógica del Canal, creado en el año de 2006 por la Secretaria de Educación del Estado (Seed) y que es coordinado por el Centro de Excelencia en Tecnología Educacional de Paraná (Cetepar), órgano perteneciente a la Seed. Este diagnóstico tiene el propósito de examinar como se constituye el funcionamiento de la TV con el fin de percibir si la organización de la producción influye en el estilo de la programación difundida por el Canal. Esta investigación se dividió en tres períodos: en noviembre de 2007 hubo un estudio exploratorio en el contexto de descubierta y de carácter inductivo, a través de pesquisa - por medio de entrevistas con cuatro directores (primero momento) y cuestionarios aplicados a veinte profesores (segundo momento) - en cuatro escuelas públicas del municipio de Curitiba - Escola Estadual Algacyr Maeder, EE Tiradentes, E.E. Dom Pedro II y E.E. Hidelbrando de Araújo - con el fin de evaluar la recepción de la TV de Paulo Freire en las escuelas estatales en las cuales ya se había instalado las antenas y también percibir la utilización de los medios audiovisuales aliados al proceso de enseñanza-aprendizaje; y por último, también bajo investigación por medio de cuestionarios, diez profesionales pertenecientes a los equipos técnicos, administrativos y pedagógicos de la TV Paulo Freire, que han apuntado como se organiza el Canal paranaense.pt_BR
dc.format.extent134 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectTelevisão na educaçãopt_BR
dc.subjectTV Paulo Freirept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleTV Paulo Freire : desafios para a construção de uma televisão educativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples