Os caminhos da formação continuada na rede municipal de ensino de Curitiba
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Data
2009Autor
Morais, Martha Christina Ferreira Zimermann Bueno de
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Resumo : A formação continuada do docente, tema deste trabalho, se apresenta como uma das condições para que o processo de ensino-aprendizagem amplie as possibilidades de apropriação, tanto do aluno quanto do professor, do conhecimento científico mais avançado produzido pela humanidade. No caso do professor, esta apropriação significa, ainda, redimensionar este conhecimento de forma que se transforme em saber escolar, com a seleção das melhores estratégias de ensino de acordo com as características de seus alunos. A proposta deste estudo é investigar como o processo de formação continuada do professor, utilizado como estratégia de formação profissional, foi se caracterizando na Rede Municipal de Ensino de Curitiba (RME), a partir da análise dos cursos ofertados entre 1980 e 2007 para os professores que atuam no Ensino Fundamental, enfocando as tendências que fundamentam a capacitação docente, analisando-as sob a perspectiva do trabalho como práxis humana. Os cursos de formação foram escolhidos para esta investigação porque são programas que foram utilizados como estratégias de formação continuada ao longo dos 28 anos pesquisados. A pesquisa foi norteada pelas hipóteses de que os caminhos da formação continuada na RME de Curitiba começam a delinear-se a partir de 1980, apresentando tendências múltiplas que, gradativamente, assumem a perspectiva da formação do professor prático-reflexivo e de que sua política de formação continuada é pautada pela ausência de uma diretriz teórico-metodológica. Além da pesquisa bibliográfica e documental foram realizadas entrevistas com profissionais da educação que, em algum momento, atuaram como organizadores dos cursos de formação ou como pedagogos em escolas municipais sendo, portanto, responsáveis pela formação do professor no ambiente escolar. A pesquisa demonstrou que, a formação continuada na RME de Curitiba, sempre esteve marcada pela tendência ao desenvolvimento de uma técnica de trabalho, muito mais do que a discussão sobre ela. A hipótese de que a formação continuada na RME apresenta múltiplas tendências se confirmou. No entanto, a ênfase na formação do professor prático-reflexivo não se comprovou, sendo que se averigua uma tendência de retorno ao treinamento, com propostas de oficinas e elaboração de manuais para os professores. A ausência de um programa de formação continuada que oriente o trabalho docente sob a perspectiva de uma diretriz teórico-metodológica foi constatada nas propostas dos cursos de formação quando se observa, a partir de 1991, a participação de profissionais de diferentes tendências como docentes dos cursos. Abstract : Continued teacher training, to be studied in this work, appears as one of the conditions for the teaching-learning process to expand its possibilities in order for both the student and the teacher to acquire the highest levels of scientific knowledge produced by mankind. For the teacher, this means handling this knowledge so as to apply it to the teaching process, choosing the most efficient teaching strategies to accommodate students’ characteristics. This study aims at investigating how the process of continued teacher training, used as a strategy for coaching, has been characterized in the Municipal Teaching Network of Curitiba (RME). This will be done through the analysis of courses offered between 1980 and 2007 for elementary school teachers, focusing the trends which underlie teacher training, and analyzing them from the perspective of work as human praxis. The training courses were chosen for this investigation for their having been used as strategies for continued education throughout the 28-year period under study. The researched was guided by hypotheses that the way for continued education in the Curitiba RME started to be paved in 1980, showing multiple tendencies which, gradually, take on the role of the practical-reflexive teacher training, without theoretical or methodological guidelines for its policies for continued teacher training. Federal and municipal laws relevant to the study were researched for this investigation, as well as documents and literature on the subject. Interviews were carried out with professionals in the field of education, who have worked as organizers for training courses or as pedagogues in public schools and have, therefore, been responsible for teacher training in the school environment. The research has shown that continued teacher training in the RME in Curitiba has always been marked by the tendency towards the development of a work technique, rather than a discussion about it. The hypothesis that continued training in the RME presents a multiplicity of tendencies has been confirmed. However, the emphasis on the formation of a practical-reflexive teacher has not, thus arousing a necessity for investigating the tendency towards the return to training, with propositions for workshops and the making of manuals for teachers. The lack of theoretical and methodological guidelines has been confirmed in the propositions for training courses when one observes, from 1991 on, the participation of teachers from different backgrounds.
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- Teses & Dissertações [9769]