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dc.contributor.advisorSteiner, Maria Teresinha Arns, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenhariapt_BR
dc.creatorDetofeno, Thober Coradipt_BR
dc.date.accessioned2024-05-20T16:55:42Z
dc.date.available2024-05-20T16:55:42Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/20919
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Maria Teresinha Arns Steinerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas e Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 2009pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Programação matemáticapt_BR
dc.description.abstractResumo: O trabalho apresenta uma metodologia para a obtenção de uma solução otimizada para o problema de geração de rotas na coleta de resíduos sólidos urbanos. Este problema se caracteriza como sendo de cobertura de arcos e, para o seu desenvolvimento, foi utilizada uma combinação de técnicas da área de Pesquisa Operacional. Entre elas, está a utilização da heurística de Teitz e Bart, 1968, para a obtenção das p-medianas necessárias para o problema. A partir da definição das p-medianas determina-se os grupos (clusters) de pontos a serem designados a cada mediana através do algoritmo de Gillett e Jonhson (Bodin et al., 1983), o qual foi aqui adaptado. O algoritmo do carteiro chinês (Bodin et al., 1983) foi utilizado para se obter, a partir da definição dos grupos, o roteamento em cada um dos grupos de atendimento. São apresentados os resultados obtidos para um estudo de caso na cidade de Joinville, SC, utilizando dados reais. A utilização destes algoritmos forneceu uma solução satisfatória para o problema de geração de rotas na coleta de resíduos sólidos urbanos. Na área onde o Algoritmo do Carteiro Chinês foi aplicado, obteve-se um ganho aproximado de 7,83 %.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work presents a methodology developed for optimizing the routes for urban solid waste collection. The problem is approached as an arc coverage type-problem and its solution is based on some Operational Research techniques. The Teitz and Bart heuristic approach, 1968, was used to get the p-medians for the problem, and subsequently, the Gillett and Johnson algorithm (Bodin et al., 1983) for determining the clusters of demand points to be assigned to each p-median. The Chinese Postman algorithm (Bodin et al., 1983) was used on the clusters, to get the routing definition in each cluster of the studied area. It was presented the results obtained from a case study to the city of Joinville, Brazil, using real data. The algorithms used provided a satisfactory solution for the optimization problem the routes for urban solid waste collection. In the area where the Chinese Postman algorithm was implemented, there was a gain of, approximately, 7.83%.pt_BR
dc.format.extent66f. : mapas., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectPesquisa operacionalpt_BR
dc.subjectOtimização combinatoriapt_BR
dc.subjectAlgorítmospt_BR
dc.subjectAnálise numéricapt_BR
dc.titleOtimização de rotas de coleta de resíduos sólidos urbanos : utilizando técnicas de pesquisa operacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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