• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O uso do livro didático de história nas séries iniciais do ensino fundamental : a relação dos professores com os conceitos presentes nos manuais

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    DISSERTACAO_FINAL_JAQUELINEnnn.pdf (3.052Mb)
    Data
    2009
    Autor
    Talamini, Jaqueline Lesinhovski
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Apresenta resultados de investigação sobre o uso do livro didático de História por professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa teve por objetivo conhecer e analisar as relações dos professores das séries iniciais com os conceitos da História a partir da relação que os mesmos estabelecem com os manuais didáticos no planejamento e desenvolvimento de suas aulas. A preocupação com o uso que os professores fazem dos manuais didáticos se justifica devido ao grande investimento que o governo federal faz todos os anos para suprir a demanda escolar; no entanto ainda são pouco freqüentes as pesquisas que discutem e analisam as formas de utilização desses manuais (GARCIA, 2007). Nesse sentido, a presente pesquisa trouxe importantes indicativos de como se processa o trabalho no cotidiano escolar marcado pela presença dos livros didáticos. O estudo empírico envolveu professores das séries iniciais (1° e 2° série), portanto professores generalistas, que atuam em turmas de alfabetização, e buscou compreender como os professores compreendem, localizam e manipulam os conceitos presentes nos manuais, bem como se selecionam, para o trabalho com os alunos, conceitos históricos ou generalistas (Rüsen, 2007). Para responder a essas questões, são utilizados referenciais do campo da Didática Geral e da Didática da História.
     
    Abstract: This work presents results from na investigati on about the use of History textbooks by teachers of Basic School initial grades. The research aimed to acknowledge and analyse the relationships between these teachers an History concepts based on the relationship established by them with the textbooks in what regards to the planning and development of their classes. The concern about the textbooks use is related to the large investment made by the federal govermment every year to supress the scholar demand; however the researches which analyze and discuss the ways of use of these textbooks are yet rare (GARCIA, 2007). In this perspective, this reasearch has brought important indicatives about how the daily work related to textbooks is processed. The empiric study involed teachers from initial grades (1st and 2 nd grades), meaning generalist teachers, who work with literacy classes, attempting to understand how teachers comprehend, locate and manipulate the concepts present in the textbooks, as well as how historical or generalist concepts are selected for the workwith students (RÜSEN, 2007). In order to answer these question, references in the field of General and History Didatics have been used.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/20257
    Collections
    • Teses & Dissertações [10502]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV