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dc.contributor.otherTeixeira, Salete Kozelpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.creatorLima, Angelica Macedo Lozanopt_BR
dc.date.accessioned2025-06-27T19:20:27Z
dc.date.available2025-06-27T19:20:27Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/20187
dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Salete Kozelpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias da Terra, Programa de Pós-Graduaçao em Geografia. Defesa: Curitiba, 31/03/2008pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Espaço, sociedade e ambientept_BR
dc.description.abstractResumo: O trabalho mostra uma experiência em Santa Felicidade: caminhar por ruas e calçadas para obter percepções e vivências sobre as relações entre caminhantes e veículos nas ruas construídas sem os elementos necessários para sentir prazer em ir a pé aos lugares. Atualmente as pessoas andam entre carros e motos, cuja velocidade se constitui em uma violência para os sentidos humanos. Somente os parques são considerados lugares adequados para andar a pé. As discussões se apoiaram na Geografia Humanista-Cultural com aporte fenomenológico inspirado em HUSSERL (1975), DARDEL (1990) e YI-FU-TUAN (1980-1983). A metodologia de pesquisa fundamentou-se basicamente em: pesquisas de campo - caminhar pelos lugares – que proporcionaram a percepção da pesquisadora, quando (se elaborou um mapeamento das calçadas e das ruas; mapas mentais, elaborados por moradores para identificar a sua percepção do lugar; enquete que serviu de base para aprofundar as reflexões propostas e formar as representações culturais.Para analisar as representações mentais baseou-se na metodologia KOZEL (2007). A essa metodologia, aplicou-se o conceito Geograficidade de DARDEL (1990), LINCH (1980) e YI-FU-TUAN (1980-1983), que enriquecem as análises dos mapas mentais ampliando-as, num diálogo que abarcou nas discussões, as ações corporais que aparecem como símbolos expressos nos mapas mentais. Após o processo de análise dos dados obtidos com a pesquisa, foi possível perceber aspectos da diferença entre as ruas centrais e as ruas periféricas (do bairro), bem como as demais informações a respeito dos espaços em estudo. A construção e a análise das representações (imaginárias e formais) permitiram dessa forma, apresentar um lugar e as suas condições físicas como também as sensações dos moradores- caminhantes. Entre os objetivos alcançados pode-se destacar: a identificação de que a falta de espaços adequados – as calçadas, é um dos motivos pelo qual as pessoas deixam de fazer percursos a pé; a percepção da relação afetiva entre as pessoas e o seu lugar. Pode-se concluir que se revelou através da percepção e da vivência, o bairro, um lugar, com seus aspectos particulares e gerais e com isso, são reveladas as relações das pessoas com as trilhas e as calçadas como acesso para os caminhantes e, construiu-se uma representação sensível que expressa em signos formais as sensações dos caminhantes e a sua relação com os lugares: os mapas da topofilia e da topofobia.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The work is one experience in Santa Felicidade: to walk for streets and sidewalk to get perceptions and experiences on the relations of peoples and vehicles in the streets. Experience! "Act of walking in the streets". Preliminary quarrels theoretical and methodology: Humanist-Cultural Geography and Phenomenology. Currently the people walk between cars and movements, whose speed if to constitute violence for the human directions. In the city, almost it does not have places to walk, only in the parks. Research: of field, bibliography, mental maps. Intention to show analyzed of the subject. Identify problems: the lack of the spaces to walk, the lack to signal for vehicles and pedestrians, difference enter in the street of the quarter (central offices, peripherals). Present the relations of pedestrians, with analyses on rhythm of vehicles/man, comparing them, because the rhythms of the nature are slower. Objective: identify the reasons that the peoples do not walk to see the city, to see the live, to increase the relationships, to live the city; to elaborate cultural cartography.pt_BR
dc.format.extent164f. : il. color., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectRuaspt_BR
dc.subjectEstradaspt_BR
dc.subjectCidades e vilaspt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titleSanta Felicidade entre calçadas, ruas e avenidas : trilhas urbanas para pés caminhantespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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